Zerozero
·7 July 2025
«Farioli é uma escolha ambiciosa e acreditamos muito no treinador»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·7 July 2025
André Villas-Boas falou esta segunda-feira na apresentação de Francesco Farioli como novo treinador do FC Porto. Além do tema Lucho e da ambição para o «maior mercado da história» do clube, o presidente dos dragões foi ao detalhe sobre a sua nova escolha.
Mensagem de Villas-Boas: «É com muito gosto que apresento Francesco Farioli como treinador do FC Porto para as próximas duas temporadas. É uma escolha ambiciosa e um treinador em quem acreditamos muito. Tem um percurso explosivo no futebol europeu, com rendimento, sucesso e visão. Queremos rapidamente regressar aos títulos e, sobretudo, demonstração de força e rigor, o que queremos ver nas nossas equipas.»
«Deixo o compromisso da direção do FC Porto que vamos colocar todos os meios necessários para chegares ao sucesso. É um compromisso que assumimos contigo. Temos feito alterações profundas e vamos continuar a fazer. Iremos renovar o plantel, com jogadores à FC Porto.»
O que o convenceu em Francesco Farioli?: «Carisma, entusiasmo e visão, algumas características que já vimos nesta conferência. Discutimos mudanças na infraestrutura e no estilo de jogo, algo que vai ser desenvolvido com o tempo. Foi uma contratação com o sentidos de exigência e rigor necessários no FC Porto. Compromisso com a vitória, não se pode adiar mais no clube.»
«Para atingir o sucesso são sempre necessários os meios. É responsabilidade do clube garantir isso ao treinador.»
Tem confiança que o seu terceiro treinador vai conseguir o sucesso?: «Os treinadores estão sempre vinculados aos resultados. Os resultados que também ditam mudanças de projetos. Quando é definida uma visão, é preciso que o caminho seja sustentado na confiança e nos resultados.»
«Infelizmente, isso não aconteceu nas experiências anteriores, apesar do máximo respeito que tenho por Vítor Bruno e Martín Anselmi. Foram dois grandes trabalhadores do FC Porto e dedicaram-se de corpo e alma.»
«Vão obrigatoriamente chegar reforços, com o intuito de trazer os meios necessários para atingir o sucesso. Acreditámos no início da época passada que a equipa que tínhamos nos garantia possibilidade de sucesso, mas é verdade que o FC Porto foi obrigado a gerir o mercado de janeiro de forma viável, enquanto instituição e organização.»
Live