Farioli recorda Jorge Costa: «Temos de honrar o legado e demonstrar o seu ADN no campo» | OneFootball

Farioli recorda Jorge Costa: «Temos de honrar o legado e demonstrar o seu ADN no campo» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·10 August 2025

Farioli recorda Jorge Costa: «Temos de honrar o legado e demonstrar o seu ADN no campo»

Article image:Farioli recorda Jorge Costa: «Temos de honrar o legado e demonstrar o seu ADN no campo»

Apesar do FC Porto ter cancelado a conferência de antevisão ao embate com o Vitória SC, face ao falecimento de Jorge Costa, Francesco Farioli prestou declarações aos meios de comunicação do clube, este domingo, tendo abordado a estreia dos dragões no campeonato.

O novo técnico dos azuis e brancos recordou uma «semana muito difícil» para todo o grupo e enalteceu a necessidade de dar «continuidade ao legado» do eterno capitão dos portistas, recordando a «mística» azul e branca tão desejada por Jorge Costa.


OneFootball Videos


«Foram dias muito complicados para todo o grupo. É sempre difícil lidar com este tipo de emoções. A única coisa que podemos fazer é honrar a sua figura e o seu legado. Ele [Jorge Costa] estava sempre aqui sentado [no Olival] e, de certa forma, sinto que vai continuar a estar aqui connosco», começou por dizer.

«[Tristeza] Não é algo que vai desaparecer amanhã ou daqui a uma semana, vai continuar na nossa memória. E tem de continuar. Temos de dar continuidade à paixão que o Jorge tinha por este clube e demonstrar o seu ADN dentro de campo. Quando voltou para o FC Porto enquanto diretor, o seu sonho era voltar a ver a mística do clube, o regresso do jogar à Porto. Agora, só depende de nós tornar essa vontade realidade», destacou.

Questionado sobre o jogo inaugural do FC Porto na I Liga, Farioli enalteceu o «histórico complicado» diante dos conquistadores, referindo a vontade de «ditar o ritmo de jogo» desde os instantes iniciais da partida, apontando à conquista dos três pontos.

«O Vitória SC tem sido, historicamente, um adversário complicado, principalmente no passado recente. Têm estado muito bem nas temporadas anteriores, competindo sempre pelo top-5 da liga. Mudaram de treinador, tal como nós, realizaram muitos jogos e temos de estar prontos para o embate. Com a mentalidade certa, temos de ditar o ritmo de jogo desde o primeiro minuto e jogar com tudo o que temos», findou.

Recorde-se que o duelo entre azuis e brancos e vitorianos está marcado para esta segunda-feira, 11 de agosto, pelas 20h45 no Estádio do Dragão.

View publisher imprint