Portal dos Dragões
·4 November 2025
FC Porto visita Utrecht sob alerta de água contaminada

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·4 November 2025

Na próxima quinta-feira, 6 de novembro, às 17h45 (hora de Portugal Continental), o FC Porto desloca-se ao Stadion Galgenwaard para defrontar o Utrecht na quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa, num momento particularmente sensível para esta área dos Países Baixos.
Desde sábado passado que os habitantes de certas zonas da cidade neerlandesa foram aconselhados a ferver a água durante, pelo menos, três minutos antes de a utilizarem, depois de a Gemeentelijke Gezondheidsdienst Regio Utrecht (GGD) ter emitido um alerta sobre a deteção da bactéria enterococos.
Em declarações esta segunda-feira à estação televisiva neerlandesa NOS, o especialista em doenças infeciosas Patrick van Schelven afirmou que “pessoas saudáveis não ficam doentes” devido ao consumo de água contaminada, embora estejam em risco as grávidas, os idosos, as crianças e os doentes com comorbilidades.
As autoridades recomendam que, ao surgirem os primeiros sintomas de infeção, qualquer pessoa seja observada de imediato numa unidade hospitalar e que beba muitos líquidos, pelo que já se começam a sentir constrangimentos.
Universidade de Utrecht afetada
A Universidade de Utrecht aconselhou os estudantes e docentes a levarem consigo não só “bastante água fervida” (tendo em conta que “não é permitido ferver água” nas instalações), como também “comida, uma vez que não é claro se as cantinas irão manter-se em funcionamento”.
“As máquinas de café em todos os edifícios estão, temporariamente, encerradas. Também pedimos que não usem as vossas chaleiras. Por favor, tragam o vosso próprio café e chá. As aulas e os testes irão continuar. É possível lavar as mãos”, completa a nota publicada no portal da instituição.
‘Corrida’ aos supermercados
O canal RTV Utrecht relata que, após os avisos, houve uma corrida aos supermercados para adquirir água engarrafada. Um porta-voz da cadeia Jumbo disse que estão a ser envidados “todos os possíveis para munir as lojas da região com mais água”.
No sábado foram, segundo os relatos, entregues 7.500 litros de água engarrafada às lojas da região, que desapareceram rapidamente das prateleiras. Um representante da Albert Heijn apelou aos clientes para não acumularem reservas: “Vamos manter a calma”.
Novidades esperadas nas próximas horas
Os alertas de água contaminada abrangem as regiões de Utreque, Bilthoven, Bosch en Duin, Bunnik, De Bilt, Groenekan, Maarssen, Oud-Zuilen, Tienhoven, Westbroek e Zeist, afetando cerca de 125.000 pessoas. Tudo indica, porém, que a situação está a ser tratada com celeridade.
As recomendações das autoridades expiram já esta terça-feira, pelo que é esperado um novo balanço nas próximas horas. Até agora não há registos de cidadãos que tenham sido afetados por este incidente.
Live









































