Central do Timão
·31 July 2026
Fernando Diniz elogia Raniele, defende Garro e analisa evolução do Corinthians no segundo semestre

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·31 July 2026

O Corinthians empatou sem gols com o Athletico-PR na noite da última quinta-feira (30), na Neo Química Arena, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe alvinegra chegou aos 29 pontos, com sete vitórias, oito empates e seis derrotas, além de 22 gols marcados e 20 sofridos.
Após a partida, o técnico Fernando Diniz concedeu entrevista coletiva e abordou diferentes temas relacionados ao elenco. O treinador elogiou a atuação de Raniele, saiu em defesa de Rodrigo Garro, analisou o desempenho da equipe após a pausa para a Copa do Mundo e comentou a utilização de jogadores das categorias de base. O comandante também falou sobre o calendário, sua identificação com o Corinthians e o apoio oferecido aos atletas que deixam o campo lesionados.

Fotos: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Fernando Diniz destaca atuação de Raniele
Improvisado no sistema defensivo diante do Athletico-PR, Raniele recebeu elogios do treinador. Diniz ressaltou a versatilidade do jogador e recordou outra atuação em uma posição diferente da habitual.
“Como o Raniele, que fez uma partida das melhores, ele, talvez com a cabeça do Corinthians. Como foi quando ele jogou o improvisado de lateral direito contra o Vasco. E esse jogador é um jogador pouco falado, mas é um baita jogador. Jogador que surgiu tarde pro futebol, e ele fez uma baita partida hoje. Ele marcou um dos grandes destaques do Campeonato Brasileiro até agora, marcou muito bem, tanto ele quanto o André Ramalho também fizeram uma partida muito boa hoje. E se apresentou pro jogo, e fez bola longa, achou passos entre linhas. O Raniele é um jogador que, às vezes, passa despercebido, mas, na minha opinião, ele é um grande jogador.”
Treinador defende Rodrigo Garro
Questionado sobre uma possível queda de rendimento de Rodrigo Garro desde o retorno do calendário, Diniz afirmou que o período de análise ainda é curto. O técnico demonstrou confiança em uma recuperação do meio-campista durante o restante da temporada.
“Mas eu acho que o recorte é muito pouco, né? A gente faz uma semana que voltou da competição, da Copa do Mundo. O Garro tem tudo pra ser um grande segundo semestre. Ele jogou praticamente dois jogos, né? Não, nem jogou contra o Remo. Estava suspenso. Então ele fez uma avaliação por um jogo. Muito pouco, né? O jogo da Bahia foi muito difícil pra todo mundo jogar. E eu acho que o Garro vai estar bem e acho que ele vai fazer um grande segundo semestre.”
Sistema defensivo é valorizado
Na avaliação de Fernando Diniz, o comportamento defensivo foi o principal ponto positivo do Corinthians nos primeiros compromissos depois da pausa. O treinador, porém, reconheceu que o time ainda precisa apresentar maior regularidade na produção ofensiva.
“Eu acho que a coisa mais importante, até numericamente, mas não só no número específico é o sistema defensivo. Não só pelo número de gols que a gente tomou, que é baixo. Pegar os três jogos oficiais, a gente tomou um gol. E quanto ao Remo, no primeiro tempo, a gente teve uma produção ofensiva muito grande. Eu acho que a produção ofensiva, se a gente puder ter mais consistência, eu acho que seria a coisa desse, se fosse falar um elemento só a melhorar, seria a gente ter mais consistência na produção ofensiva. Mas defensivamente, o time tem ido muito bem.”
Categorias de base permanecem no radar
Com o Corinthians impedido de registrar reforços e convivendo com problemas físicos no elenco, Diniz também foi questionado sobre a possibilidade de acelerar a integração de jogadores do Sub-20. O treinador afirmou que acompanha as categorias de formação e observa os atletas durante atividades com o grupo profissional.
“Eu não sei até que ponto a gente vai ter que acelerar. O fato é que eu estou sempre olhando as categorias de base. Tenho acompanhado os jogos e sempre que eu posso eu trago o Sub-20 para fazer, essa semana trouxe para fazer treinamento coletivo. E tem uma série de jogadores que tem subido para poder treinar com a gente que eu estou observando. Qualquer momento pode acontecer da gente ver que o jogador está mais pronto, que mostra alguma coisa diferente nos treinamentos. E se eu tiver que lançar, eu vou fazer com o maior prazer.”
Calendário influencia planejamento do Corinthians
Fernando Diniz explicou que o curto intervalo entre os jogos interfere na recuperação física e na escolha das escalações. O treinador citou o confronto com o Bahia e justificou a decisão de rodar o elenco diante do Athletico-PR, pensando também na partida contra o Internacional.
“Sempre influencia. Obviamente que não é uma coisa que determina todas as coisas, mas no aspecto físico influencia muito. Lá na Bahia a gente sentiu, a gente sentiu claramente. E em segunda a gente apurou, porque a gente apurou. Eu fiquei sabendo que era uma estratégia do Bahia aproveitar que eles tiveram dois dias a mais de descanso para poder colocar um ritmo mais intenso no jogo. Então esses calendários, o calendário não fica muito igual quando acontece esse tipo de evento.
Se a gente fosse jogar na segunda-feira como Inter, provavelmente hoje a gente teria jogado com o mesmo time. Mas para a gente sair de hoje, na quinta-feira, os jogadores vão dormir, sei lá, duas, três horas da manhã, dorme pouco. Aí amanhã recuperar. No outro dia treina e viaja para chegar lá. A gente não ia chegar, eu acho que, fisiologicamente em tiros. Embora isso não estou descaracterizando o que eu sempre disse.
A gente também sentiu aquele jogo. O jogo estava quente, o campo estava pesado. Então em momentos que a gente achar necessário, a gente vai procurar rodar o time quando for para a gente positivo. No caso, o pensamento que a gente teve ali, eu não me arrependo de nada do que a gente fez. O que aconteceu foram as fatalidades, as lesões. Mas em termos daquilo que a gente planejou, acho que a gente seguiu o melhor caminho”
Identificação com o Corinthians
O treinador ainda comentou a relação construída com o clube desde sua chegada. Diniz afirmou estar adaptado ao ambiente e demonstrou satisfação por trabalhar na Zona Leste de São Paulo.
“Eu acho que a combinação está acontecendo desde o dia que eu cheguei aqui. É sempre uma alegria para mim estar aqui, trabalhar e trazer alegria para a torcida. A identificação é muito fácil. Sinto muito a vontade aqui, adoro, adoro aqui. Estou aqui na Zona Leste, na minha área, e adoro dirigir um clube. Para mim é uma satisfação imensa poder representar o Corinthians”
Apoio aos jogadores lesionados
Por fim, Fernando Diniz falou sobre a relação com Yuri Alberto e Zakaria Labyad após os problemas físicos sofridos durante a partida. O treinador comparou o momento vivido por um atleta lesionado a um período de luto e destacou a importância do acolhimento.
“Bom, eu não consegui nem ver o Zakaria e o Yuri, eu conversei rapidamente. Acho que nesse primeiro momento, isso não é por conta da minha formação acadêmica, é por conta da sensibilidade que a gente tem que ter. Para um jogador é um pequeno luto quando acontece esse tipo de coisa. A gente espera que não confirme nada grave com o Zakaria, mas para o jogador que se prepara e que vive disso, o tempo todo é futebol e tem lesão grave, é como se fosse um luto, e como toda luta tem uma fase que você tem que, no começo você nega, depois tem que aceitar, mas a gente, no caso da gente, é poder dar conforto e nesse primeiro momento amparar e depois seguir junto, fortalecer, porque faz parte da vida e faz parte do jogo”
O Corinthians agora volta suas atenções para a Copa do Brasil. No próximo domingo (2), às 19h30 (de Brasília), o Timão visita o Internacional, no Estádio Beira-Rio, pelo jogo de ida das oitavas de final. A partida de volta será disputada na quarta-feira (6), às 20h, na Neo Química Arena.
Live







































