OneFootball
·2 October 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·2 October 2025
A Fifa estaria cogitando ideia de ampliar o número de times permitidos por um país na próxima Copa do Mundo de Clubes, a de 2029.
Seriam três ao invés de dois, regra que não se aplica aos países com vários campeões continentais no período de classificação para o torneio.
Segundo o jornal inglês The Times, o objetivo seria corrigir "injustiças" vistas na edição deste ano, já que Liverpool, Barcelona e Napoli - campeões nacionais em 2024/2025 - ficaram de fora.
O trio não disputou o Mundial por conta do ranking de clubes e, também, pela ausência de títulos da Champions nas quatro temporadas que antecederam a competição disputada nos Estados Unidos.
A possível mudança impactaria no tamanho do torneio, que passaria a ter 48 times ao invés dos 32 vistos neste ano.
Já de acordo com o jornalista Kaveh Solhekol, da Sky Sports, a entidade não tratou de tal possibilidade durante reunião realizada nesta quinta (2).
Dois países tiveram mais de dois clubes na primeira edição: Brasil e Estados Unidos - que ocupou o lugar do México no "quesito".
O futebol brasileiro teve as presenças de Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo por conta dos títulos da Libertadores de 2021 até 2024.
Já os EUA teriam apenas dois: Inter Miami - como representante do país-sede - e o Seattle Sounders, campeão da Concachampions de 2002.
Mas houve o imbróglio envolvendo os mexicanos Pachuca e Léon, clubes que pertencem ao mesmo dono e venceram a Champions da Concacaf de 2024 e 2023, respectivamente.
A solução da Fifa foi um duelo entre Los Angeles FC e América do México para definir o novo representante no lugar do León - time das MLS levou a melhor.
O Chelsea conquistou a primeira Copa do Mundo de Clubes ao bater o PSG na decisão.
📸 Bryn Lennon - 2025 Getty Images