Gazeta Esportiva.com
·4 December 2025
Filipe Luís diz que ficha “ainda não caiu” após títulos e reafirma desejo de renovar com o Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·4 December 2025

Filipe Luís ainda está anestesiado com seu primeiro ano completo como técnico do Flamengo. Três dias após levar o Rubro-Negro ao título da Libertadores, ele foi peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro, que veio após uma vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, nesta quarta-feira, no Maracanã.
Filipe conquistou seu quinto título desde que assumiu o comando do Flamengo, em outubro de 2024. Mesmo com uma carreira curta, o treinador já tem em seu currículo uma Copa do Brasil (2024), um Campeonato Brasileiro (2025), uma Libertadores (2025), um Campeonato Carioca (2025) e uma Supercopa do Brasil (2025). O treinador, é claro, dividiu tudo com o elenco.
“Realmente estou muito feliz, ainda não caiu a ficha, porque já estou pensando no próximo jogo [risos]. É tudo muito rápido, não tem muito tempo para comemorar. Que eles [jogadores] tenham bem claro, porque vivi o outro lado. Não existe nada como ser campeão como jogador. Mas eles fizeram história”, afirmou.
“Quando eu assumi, ano passado, falei que eles eram os melhores, e eu acredito de coração nisso. São os melhores em tudo, os números não mentem. O que fixa o meu comentário é estar com o troféu no vestiário. Não vão poder desfrutar agora, porque temos jogo quarta-feira, mas quando passar anos, eles verão. Eles são eternos no clube, são gigantes. Me sinto muito orgulhoso de poder liderar esse grupo de campeões”, prosseguiu.
Apesar do sucesso no cenário nacional e internacional, Filipe Luís ainda não tem permanência garantida no Flamengo para o ano que vem. O contrato do comandante se encerra em dezembro deste ano e há conversas em andamento para a renovação. O treinador, entretanto, reforçou o desejo de permanecer no clube e disse que, se depender dele, já está renovado.
“No Brasil, já é complicado você ter um trabalho longevo. A pressão da torcida, midiática e interna faz com os que os treinadores durem menos, por mais que a cultura esteja mudando. No Flamengo, é mais difícil ainda. É uma trituradora de treinadores pela pressão que tem. É duro, você é realmente massacrado. A opinião convence o torcedor e dar a volta não é fácil. […] Entendo como é difícil se manter no cargo. Se depender só de mim, estou renovado. Mas não depende só de mim. Claro que quero ficar, sou feliz aqui e minha família também. Tenho que conquistar o direito de sentar nessa cadeira. Vou continuar fazendo isso até me permitirem”, destacou.
O Flamengo vinha de um desgaste muito grande após a final da Copa Libertadores. Afinal, a decisão contra o Palmeiras foi disputada no sábado. No domingo, os jogadores voltaram ao Rio de Janeiro para comemorar o tetracampeonato com a torcida.
Filipe Luís, portanto, teve apenas duas sessões de treinamento, sendo uma com o elenco completo. Ele escolheu repetir a escalação da final da Libertadores e justificou a decisão. Para o treinador, o mais importante para o duelo desta quarta-feira era não sofrer gols.
“Após a final da Libertadores, eu pedi que os jogadores liberassem toda a pressão que tinham dentro deles, porque é muito importante o jogador desconectar, mesmo que isso piore a parte física. Tivemos um dia de preparação com os que jogaram [a final], optei por repetir o time, acredito que eles seriam os melhores pelo que o Ceará apresentava para nós”, explicou.
“O time teve muita paciência. Sabíamos que teríamos 90 minutos para marcar, e o importante era não sofrer gol. Não deixamos eles terem contra-ataques. Hoje, optamos por ser mais conservadores e tentar sair na frente no placar, porque sabíamos que nossa parte defensiva é muito sólida para segurar o resultado. Talvez não tenha sido o melhor jogo de criação de chances, talvez pelo cansaço dos jogadores, mas foi um jogo muito sólido”, completou.
O calendário do Flamengo não para e, agora, o Rubro-Negro carioca viajará ao Catar para a disputa da Copa Intercontinental. A partida está agendada para esta quarta-feira, às 14h (de Brasília).
“Pensamos jogo a jogo, já tenho o analista estudando o Cruz Azul. Já sei como eles jogam. E amanhã… amanhã não, quero descansar [risos]. A partir de depois de amanhã, já começaremos a estudar o Cruz Azul. Vamos jogo a jogo”, finalizou Filipe Luís.









































