MundoBola
·24 December 2025
Filipe Luís é finalista ao prêmio de melhor técnico da América

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·24 December 2025

A meteórica carreira de Filipe Luís como treinador pode ganhar uma coroação internacional antes mesmo da virada do ano. O comandante do Flamengo foi anunciado pelo jornal uruguaio "El País" como um dos três finalistas ao prêmio de Melhor Treinador da América em 2025.
Filipe Luís disputa a honraria contra o argentino Gustavo Costas (campeão da Recopa com o Racing, finalista do Clausura e adversário do Flamengo nas semis da Libertadores) e seu compatriota Gustavo Alfaro (que levou a Seleção do Paraguai de volta à Copa do Mundo após 16 anos).
O vencedor será revelado no dia 31 de dezembro. O atual detentor do prêmio é o português Artur Jorge, ex-Botafogo.
A indicação de Filipe Luís é sustentada por um desempenho que beirou a perfeição em termos de resultados. Em 2025, ele esteve à frente do Mais Querido em 73 partidas, acumulando 48 vitórias, 16 empates e apenas nove derrotas.
Sob seu comando, o Flamengo viveu um ano de hegemonia, conquistando a Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Carioca e a Supercopa do Brasil, além de levar a equipe à decisão da Copa Intercontinental contra o PSG.
Além do comandante, o Flamengo também está representado entre os jogadores. O camisa 10 da Gávea, Giorgian De Arrascaeta, é finalista ao prêmio Rei da América.
O craque uruguaio, que viveu o auge técnico na temporada com 25 gols e 20 assistências em 64 jogos, tenta o título inédito após bater na trave em 2019 e 2022.
A missão do uruguaio, no entanto, é dura. Ele disputa o troféu com ninguém menos que Lionel Messi, campeão da MLS com o Inter Miami, e o artilheiro Adrián "Maravilla" Martínez, destaque do Racing na temporada.









































