Coluna do Fla
·12 October 2025
Filipe Luís paga salário de funcionário do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·12 October 2025
Nos últimos anos de carreira como lateral esquerdo, Filipe Luís tinha como certo o próximo passo da vida: se tornar técnico. A vontade era tanta, que o treinador chegou a pagar parte do salário do auxiliar Ivan Palanco, pedido especial do ex-atleta para integrar a comissão rubro-negra na base, onde ‘Filipinho’ iniciou a trajetória.
A curiosidade foi revelada por Bruno Spindel, ex-dirigente do Flamengo. Na ocasião, Filipe Luís pagou parte dos salários do espanhol enquanto comandava os times sub-17 e sub-20. Porém, quando a comissão ‘subiu’ para o profissional, o cenário mudou.
— Tinha um compromisso nosso de dar oportunidade a ele de ter o primeiro trabalho como treinador na base do Flamengo quando ele decidisse se aposentar (…) No final do ano (2023), o Filipe chamou a gente e avisou que decidiu parar. Mas pediu para ele anunciar o fim da carreira. E nós perguntamos o que ele queria para o futuro. Ele disse que queria ser treinador e nós lembramos o compromisso dele ser treinador da base do Flamengo. Ele topou —, iniciou Spindel, ao GE.
— Trouxe o Diogo (Linhares, preparador), o Ivan (auxiliar). Para entenderem o detalhe e o nível de vontade do Filipe em tudo o que ele faz na vida dele, o Ivan estava vindo do Japão e tinha uma outra realidade financeira que não condizia com a base do Flamengo. E parte do custo do Ivan era pago pelo próprio Filipe —, acrescentou.
Filipe Luís começou bem a trajetória na base e ganhou títulos, como a Copa Rio Sub-17 e o Mundial de Clubes Sub-20. Portanto, a chance no profissional era questão de tempo, e veio em outubro do ano passado, com a saída do então comandante da equipe principal.
— Na demissão do Tite, a gente chamou o Filipe para ser treinador. A negociação desse contrato foi de “cinco minutos”. Ele disse que era o sonho dele e que assinaria o contrato que a gente fizesse. Ele disse “o contrato que você fizer aí, eu assino” (risos). Fizemos um contrato de 15 meses porque a gente acreditava muito nele —, contou o ex-dirigente.
— Ele só pediu para aumentar os auxiliares e disse que podia tirar do dinheiro dele. Mas não fizemos isso, claro. Reajustamos o contrato dentro do que ele pediu. Eu tenho certeza que ele vai ser um dos maiores treinadores do mundo da geração dele e tenho certeza que vai ser treinador da seleção brasileira um dia —, encerrou Spindel.
Com Filipe Luís e Ivan Palanco há um ano nos profissionais, o Flamengo tenta mais um título, depois de levantar a Copa do Brasil 2024, Supercopa 2025 e Carioca 2025. Na próxima quarta-feira (15), o Mengão tenta encostar no líder Palmeiras no Brasileirão. Assim sendo, a bola rola a partir das 19h30 (horário de Brasília), no Engenhão.