Filipe Luís revela lições e o que mais o surpreendeu contra o Estudiantes | OneFootball

Filipe Luís revela lições e o que mais o surpreendeu contra o Estudiantes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·26 September 2025

Filipe Luís revela lições e o que mais o surpreendeu contra o Estudiantes

Article image:Filipe Luís revela lições e o que mais o surpreendeu contra o Estudiantes

Filipe Luís concedeu entrevista após o Flamengo superar o Estudiantes nos pênaltis e confirmar a vaga nas semifinais da Libertadores. O treinador falou sobre lições aprendidas na derrota dos 90 minutos e revelou surpresa com a entrega dos argentinos em campo.

"Cada time, cada jogo tem uma história diferente, um contexto diferente, mas, na verdade, as equipes argentinas são muito competitivas. Esse é o primeiro ponto, igualar essa intensidade, essa competitividade, que é o que tentamos fazer sempre contra esses times argentinos. O que mais me surpreende deles como treinador é ver o quanto eles conseguem cobrir de campo com sacrifício."


OneFootball Videos


Esse fator causa uma diferença no estilo de jogo entre o futebol brasileiro e argentino. Enquanto o Flamengo consegue ganhar terreno com passe simples no Brasileirão, o mesmo não aconteceu com a mesma naturalidade contra o Estudiantes. E Filipe Luís já projeta as semifinais contra o Racing.

"Às vezes em inferioridade numérica, um atacante marcando dois, três jogadores, e isso me surpreende porque faz com que seja complicado no futebol. Às vezes no futebol brasileiro, simplesmente com trocar passes, você já elimina os jogadores e chega numa situação confortável na área do adversário", disse, antes de completar:

"No futebol argentino, dificilmente você vai ter essa facilidade. Essa talvez é a principal lição. Então, com certeza contra o Racing vai ser da mesma forma que foi hoje."

Filipe Luís revela aprendizados na Libertadores

Depois de analisar a postura do Estudiantes, Filipe Luís ampliou a visão sobre a competição continental. O treinador destacou as dificuldades que os clubes enfrentam no torneio e ressaltou as lições que ele próprio vem acumulando desde o início da campanha.

"A minha maior lição como treinador foi contra o Central Córdoba. A Libertadores é muito complicada. Como treinador, tento propor a melhor das soluções na fase ofensiva para que os jogadores se sintam confortáveis com bola, com mais tempo para jogar e para acharem as soluções no campo."

O Mais Querido sofreu derrota por 2 a 1 para o Central Córdoba no Maracanã. Revés para o estreante em Libertadores que quase custou a classificação e resultou no segundo lugar do grupo. Agora, o Fla vai decidir as semifinais fora de casa após jáfazer o mesmo contra Internacional e Estudiantes.

Sobre as chances desperdiçadas, Filipe Luís afirma que a eficiência nas finalizações é uma responsabilidade mais do jogador do que do treinador. O trabalho do técnico é dar diversas opções para os jogadores solucionarem as questões dentro de campo.

Flamengo conquistou 'classificação de campeão'?

Filipe Luís também exaltou o impacto da classificação rubro-negra na Argentina. O treinador, bicampeão da Libertadores com o Manto Sagrado no campo, lembrou de 2019 ao celebra a classificação para mais uma semi.

"O que eu tentei falar para os jogadores foi que para ganhar Libertadores, às vezes temos que passar por essas provações. Foi assim em outros anos também, são jogos muito difíceis e temos que saber passar por esses momentos para chegar em mais uma semifinal de Libertadores", disse, antes de finalizar:

"Estou muito feliz de poder estar em mais uma semifinal e agora tratar com respeito e com o carinho que se merece, porque é o sonho de todo mundo ganhar as Libertadores."

Análise de Estudiantes x Flamengo

"Não foi um jogo ruim, mas foi um jogo em que controlamos muito o jogo. Mas sim, é verdade que nos custou progredir as jogadas. Depois, quando eliminávamos e encontrávamos as vantagens, nos custava bastante o terceiro final. Não estávamos finos com a bola. E isso também gerou que os Estudiantes tivessem um pouco mais a bola nessas transições. No final, o gol deles veio em um erro, e isso, claro, já deixa a eliminatória aberta e pode cair de ambos os lados. Não foi o melhor dos nossos jogos, mas também não foi ruim."

Aviso de Jogo Responsável: as apostas esportivas envolvem riscos financeiros. Não há resultados garantidos, e as odds podem variar até o início e durante a partida. Aposte com responsabilidade, apenas valores que esteja disposto a perder. Proibido para menores de 18 anos.

View publisher imprint