oGol.com.br
·4 December 2025
Fla controla o Ceará, faz história e confirma a conquista do eneacampeonato brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·4 December 2025

Diante de um Maracanã em estado de ápice, o Flamengo venceu o Ceará por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, com um gol de Samuel Lino que pareceu escrito para a história, e selou a conquista do eneacampeonato brasileiro, coroando, apenas quatro dias após levantar a Libertadores, uma das semanas mais especiais de sua história (assim como aconteceu em 2019).
Com o resultado, o time comandado pelo iluminado Filipe Luís atinge os 78 pontos, cinco a mais que o vice-líder Palmeiras e não pode mais ser alcançado pelo rival na última rodada. Do outro lado, o Vozão permanece com 43, no 15º posto, e vai precisar vencer o Palmeiras no domingo não correr riscos de rebaixamento.
A noite era de festa, mas o Flamengo sabia exatamente o que tinha que fazer no Maracanã. Deixando de lado a ressaca da conquista da Libertadores, o time comandado por Filipe Luís foi quem ditou o ritmo nos primeiros 45 minutos.
Do outro lado, o Ceará, ainda correndo risco de rebaixamento, fez como quase todo visitante que vai ao Rio encarar o Fla: recuou suas linhas, montou um ferrolho na entrada da área e buscou surpreender nas saídas em velocidade pelos lados. Não funcionou.
Com mais de 80% de posse, o Rubro-Negro tomou conta do meio campo e ficou circulando bola de forma paciente na intermediária, à espera de uma oportunidade para buscar a infiltração. E ela veio.
Aos 36 minutos, após boa combinação pela esquerda, Carrascal enfiou boa bola, Jorginho tirou o pé e Samuel Lino, com frieza, tocou na saída de Bruno Ferreira, marcando até então o gol do eneacampeonato.
Na volta do intervalo, o Ceará tentou ser mais agressivo e assustou logo aos seis minutos com Fabiano Souza, que foi lançado na área com liberdade, mas mandou pela linha de fundo.
Pouco depois, Fernandinho fez grande jogada pelo lado esquerdo, invadiu a área e tocou na saída de Rossi. O passe buscava o Pedro Raul na pequena área, mas Léo Pereira apareceu na hora "h" para fazer o corte.
Com o passar do tempo, porém, o ritmo alvinegro arrefeceu e o Flamengo voltou a ter tranquilidade para controlar o ritmo da partida. Foi quando Filipe Luís olhou para o banco de reservas e mandou a campo Plata, Cebolinha e Luiz Araújo.
O novo vigor ofensivo fez o Fla criar boas chances, em especial com o Cebolinha pela esquerda, mas a bola não tomou o caminho do gol. O que não mudou em nada o rumo da história. No fim, o Rubro-Negro garantiu o placar mínimo e sacramentou, pela nona vez em sua história, o título do Campeonato Brasileiro.









































