Flamengo 2035: desafios e sonhos para a próxima década | OneFootball

Flamengo 2035: desafios e sonhos para a próxima década | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·29 November 2025

Flamengo 2035: desafios e sonhos para a próxima década

Article image:Flamengo 2035: desafios e sonhos para a próxima década

Novembro é o mês do aniversário do Flamengo, e esses 130 anos suscitam novas aspirações: o que esperar do clube nos 140 anos?

Pensando nisso, o MundoBola Flamengo traz um apanhado de sonhos e desafios para o Rubro-Negro pensando em metas a serem atingidas em 2035, uma década para frente.


OneFootball Videos


São sonhos comuns entre torcedores do Flamengo, mas que parecem realizáveis segundo a forma como o clube tem sido conduzido.

Estádio próprio do Flamengo

Inicialmente, Rodolfo Landim disse que o estádio próprio poderia ficar pronto em 2029. Mas, para Bap, isso só deve acontecer na próxima década.

Independentemente do ano exato, o fato é que, em 2035, o torcedor do Flamengo espera poder ir ao Gasômetro ver jogos do clube em um estádio autossustentável e totalmente rubro-negro, sem dividir com outros clubes.

Na última eleição, após a compra do terreno do Gasômetro, o sonho ficou ainda mais vivo. Hoje, os torcedores do Flamengo discutem que é preciso ter um estádio próprio, podendo ainda utilizar o Maracanã pontualmente, já que a concessão é de 20 anos.

Flamengo maior campeão da Libertadores

Em 2025, o Flamengo joga a final da Libertadores contra o Palmeiras e pode ser o primeiro brasileiro a ser tetra na competição.

Mas o time não precisa ser só o que mais conquistou a competição no Brasil. Caso termine 2025 com quatro taças, são dez anos para terminar 2035 com mais três títulos de Libertadores.

O Rubro-Negro chegou a quatro finais nos últimos sete anos, vencendo duas e podendo vencer a terceira.

Ou seja, o contexto atual torna muito possível e real sonhar com mais três títulos entre 2026 e 2035.

O maior campeão da Libertadores é o Independiente, da Argentina, com sete conquistas. Se vencer mais três títulos no período estipulado, o Rubro-Negro iguala o time argentino.

Os torcedores mais sonhadores podem pensar além: que tal ultrapassar o Independiente? Quatro títulos em dez anos tornariam o clube o maior campeão isolado.

Em outros tempos, pensar nisso poderia parecer utopia. Mas se mantiver a média de finais na próxima década, o Flamengo vai estar muito próximo dos gigantes do continente, estabelecendo uma nova hegemonia, que já foi do Boca Juniors, por exemplo.

Maior campeão brasileiro

O torcedor do Flamengo das gerações mais recentes cresceu vendo o clube ser um dos principais clubes brasileiros, com mais títulos do Brasileirão.

Esse parece ser um dos principais desafios do Flamengo para a próxima década, até mais do que um sonho, propriamente.

Isso porque o Palmeiras soma 12 Brasileiros e briga por mais títulos ano após ano. O Flamengo tem 8 conquistas, e busca nona em 2025.

Ou seja, faltariam três títulos para igualar. Em dez anos, isso é totalmente crível, mas o Palmeiras também pode acompanhar essa crescente, ganhando novos Brasileiros no período.

Parar o Palmeiras e se concentrar mais no Brasileirão se mostra um dos principais desafios do Flamengo pelos próximos dez anos.

Principalmente quando olhamos para o retrospecto recente. O Mais Querido do Mundo venceu em 2019 e 2020, mas já vem de quatro temporadas sem levantar a taça.

Nos últimos anos, o Flamengo se mostrou uma equipe que perde pontos bobos e tem dificuldades nos pontos corridos. Por isso, é um problema a ser solucionado pensando na próxima década.

'Pede o Mundo de novo': a reconquista do planeta

O Flamengo venceu o Mundial em 1981. A conquista é muito comemora até hoje pela Nação, mas uma geração de rubro-negros ainda não viu o Mengão ser campeão mundial.

Até 2035, uma das principais metas do clube deve ser vencer a competição, que hoje é chamada de Copa Intercontinental após a criação da Copa do Mundo de Clubes, promovida de quatro em quatro anos, assim como a Copa do Mundo de Seleções.

Hoje, é totalmente plausível imaginar que o Flamengo possa alcançar esse objetivo nos próximos dez anos.

O clube disputa a Libertadores anualmente, diferentemente do que acontecia antes. Além disso, o aumento em participações em finais de Libertadores também aumenta chances de títulos e participações no Mundial, o que, consequentemente, também aumenta as chances de ser campeão mundial.

Em 2025, por exemplo, o Flamengo pode jogar a Copa Intercontinental em dezembro caso vença a final contra o Palmeiras e avance na competição mundial.

Na final, o clube enfrentaria o PSG, último campeão europeu, que, inclusive, perdeu para o Botafogo na Copa do Mundo de Clubes. Ou seja, uma vitória brasileira já se mostrou possível. O próprio Flamengo venceu o Chelsea na Copa do Mundo de Clubes.

Portanto, nem precisa ir tão longe para imaginar um possível título mundial, que pode acontecer ainda em 2025. Mas caso o título não venha, é mais um sonho do torcedor para os próximos dez anos, que parece cada vez mais realizável.

O grande desafio: a Copa do Mundo de Clubes

Se voltar a ser campeão mundial é um sonho, um desafio ainda maior é vencer a Copa do Mundo de Clubes, e não só a Copa Intercontinental.

Até 2035, mais duas edições serão realizadas: 2029 e 2033, antes das Copas de 2030 e 2034.

A Copa do Mundo de Clubes é muito mais difícil, já que é preciso vencer alguns europeus diferentes. Os brasileiros foram bem na primeira edição, em 2025, mas chegar longe e disputar se mostrou tarefa mais complicada.

O desafio é ainda mais pela quantidade de oportunidades. Serão apenas duas edições nos próximos dez anos.

Para disputar em 2029, o Flamengo pode se garantir na edição vencendo a final da Libertadores contra o Palmeiras, ou voltando a vencer a competição até 2028.

Depois disso, o Rubro-Negro precisa vencer a Libertadores entre 2029 e 2032 para jogar mais uma edição em 2033 e ter chances de correr atrás de uma conquista inédita.

View publisher imprint