Coluna do Fla
·16 September 2025
Flamengo busca repetir domínio histórico sobre o Estudiantes em jogo da Libertadores; veja retrospecto

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·16 September 2025
Flamengo e Estudiantes (ARG) se enfrentam nesta quinta-feira (18), no Maracanã, pela ida das quartas de final da Libertadores. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília). Ao todo, os clubes já mediram forças oito vezes na história, todas pela antiga Supercopa dos Campeões da Libertadores.
O Rubro-Negro tem vantagem no retrospecto, com três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, o que representa um aproveitamento de 54,1%. Além disso, o Flamengo também leva a melhor nos gols: nove marcados e cinco sofridos.
Os confrontos entre Flamengo e Estudiantes aconteceram apenas na Supercopa dos Campeões da Libertadores, competição realizada entre 1988 e 1997. Esse torneio reunia os campeões da Libertadores em confrontos de mata-mata.
O primeiro encontro entre Flamengo e Estudiantes aconteceu em 30 de março de 1988, no Estádio José Amalfitani, na Argentina. Mesmo fora de casa, o Mengão empatou em 1 a 1 com gol de Bebeto e se classificou.
Após o primeiro confronto, os dois times voltaram a se encontrar em 1991, 1992 e 1994. Em 1991, o Flamengo empatou no Rio de Janeiro e venceu fora por 2 a 0, com gols de Zinho e Gaúcho. Já em 1994, empate sem gols no Maracanã.
Por fim, vitória do Estudiantes por 2 a 0 na volta. Ou seja, resultou na única eliminação do Flamengo no confronto direto entre brasileiros e argentinos.
Nos oito jogos oficiais, os times marcaram 14 gols somados. Pelo lado rubro-negro, Gaúcho e Bebeto lideram a artilharia com 2 gols cada.
Também balançaram as redes Renato Gaúcho, Zinho, Júnior, Luís Henrique e Marquinhos. Já os tentos do Estudiantes foram marcados por Alejandro Méndez, Raúl Aredes, Darío Siviski, Oscar Gissi e Victor Ferreyra.
Depois de mais de 30 anos, Flamengo e Estudiantes voltam a se enfrentar, desta vez pela Libertadores. O confronto vale vaga nas semifinais do torneio.
A partida de ida está marcada para esta quinta-feira (18), no Maracanã, enquanto o jogo de volta acontece em Buenos Aires, no dia 25 de setembro, ambos a partir das 21h30 (horário de Brasília).