Coluna do Fla
·5 February 2026
Flamengo em alerta! FERJ faz ameaça para times que descumprirem recomendação no Carioca

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·5 February 2026

A Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) emitiu um comunicado nesta quinta-feira (05) com recomendações aos times que disputam o Campeonato Carioca. A entidade exige que os clubes tenham, pelo menos, sete jogadores do elenco principal nos jogos, sujeito a retirada de premiação.
“A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa mínima de direito de transmissão do contrato coletivo e, caso já a tenha recebido ou não faça jus, 16 pagará uma multa equivalente a cota mínima estabelecida para um dos clubes grandes aderente, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato e signatários do contrato de transmissão coletiva”, disse a FERJ.
Importante destacar que o Flamengo receberá R$ 10 milhões por participar do torneio. Além disso, a FERJ alegou que essa decisão é importante para manter os interesses comerciais da competição e respeitar os torcedores. Por fim, a entidade reforçou que os quatro grandes do Carioca ganharam mais de R$ 1 milhão por jogo na competição.
Essa é a segunda ‘cobrança’ da FERJ aos clubes do Carioca. Afinal, antes do começo da competição, a Federação exigiu que os elencos principais fossem escalados, ao mínimo, após o terceiro jogo. O Flamengo, por exemplo, cumpriu à risca, depois de encarar Portuguesa, Bangu e Volta Redonda com o sub-20. Posteriormente, nos clássicos com Vasco e Botafogo, a equipe de Filipe Luís voltou à ativa.
Flamengo e Vasco têm chances de disputar o quadrangular do rebaixamento do Campeonato Carioca. Por isso, existem especulações que os times, caso joguem a permanência na Série A, utilizem times alternativos. Então, os rivais, se necessário, terão que ter, ao mínimo, sete profissionais no elenco.
No próximo sábado (07), o Flamengo decide a vida no Campeonato Carioca. Às 21h (horário de Brasília), o Rubro-Negro encara o Sampaio Corrêa, no Maracanã, precisando a vitória. Além dos três pontos, o Mais Querido terá de torcer contra Nova Iguaçu, Madureira e Boavista.








































