Esporte News Mundo
·11 November 2025
Flamengo inicia semana de olho na liderança

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·11 November 2025

A pausa da Data FIFA, período que geralmente esvazia os elencos do futebol brasileiro, oferece ao Flamengo uma oportunidade crucial de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro 2025. O Rubro-Negro carioca entra em campo no próximo sábado, 15 de novembro, para cumprir o jogo atrasado da 12ª rodada contra o Sport, na Ilha do Retiro. É um confronto direto por três pontos que podem reposicionar a equipe no topo da tabela.
A Tabela em Jogo: O Cenário para a Ponta
A disputa pela liderança segue acirrada entre Flamengo e Palmeiras. Atualmente, ambos os clubes somam 68 pontos em 32 jogos.
O Palmeiras é o líder devido ao maior número de vitórias (21 contra 20 do Flamengo), critério de desempate utilizado antes do saldo de gols. O jogo contra o Sport é o acerto de contas do Flamengo com o calendário.
Vitória do Flamengo e Tropeço do Palmeiras: O Flamengo precisa vencer o Sport e torcer para que o Palmeiras não vença o Santos no clássico que também será disputado neste sábado (15/11). Se o Flamengo vencer e o Palmeiras empatar, ambos ficam com 71 pontos e 21 vitórias. Neste cenário, o Flamengo assume a liderança pelo saldo de gols superior ($+44$ contra $+30$ do Palmeiras).
Vitória de ambos: Se o Flamengo vencer e o Palmeiras também vencer, o Rubro-Negro chegará a 71 pontos e 21 vitórias, mas o Palmeiras terá 71 pontos e 22 vitórias, mantendo a liderança na ponta da tabela.
Ou seja, a vitória em Recife, por si só, não garante a liderança, mas é condição fundamental para que, combinado com um tropeço rival, o Flamengo assuma o topo e dê o impulso necessário na reta final do campeonato.
A missão do Flamengo de vencer é dificultada pelas ausências. O técnico Filipe Luís terá que lidar com um grande número de desfalques que exige planejamento e improvisação na montagem do time.
Sete atletas foram convocados por suas seleções para a Data FIFA, esvaziando setores-chave:
Defensores: Danilo (Brasil), Alex Sandro (Brasil), Matías Viña (Uruguai), Guillermo Varela (Uruguai).
Meio-campistas: Giorgian De Arrascaeta (Uruguai), Jorge Carrascal (Colômbia).
Além dos compromissos internacionais, o clube rubro-negro ainda trata jogadores lesionados, como o atacante Pedro, o volante Jorginho e o zagueiro Léo Ortiz. A ausência destes nomes dá mais trabalho à comissão técnica, que deverá utilizar a profundidade do elenco e possivelmente recorrer a jovens da base para preencher o banco de reservas e buscar a vitória.
O confronto contra o Sport, uma equipe que luta desesperadamente contra o rebaixamento, é encarado internamente como uma prova de fogo para a força do elenco e uma chance clara de ouro para o Flamengo selar a retomada do topo do Brasileirão.









































