MundoBola
·2 February 2026
Flamengo não responde sobre imagens do VAR e adota tom protocolar após Supercopa Rei

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·2 February 2026

Vice jurídico foi procurado pelo MundoBola, não respondeu aos questionamentos e remeteu a post oficial parabenizando o CorinthiansO Flamengo optou por não alimentar publicamente a polêmica do VAR na final da Supercopa Rei, disputada neste domingo (2), em Brasília. O Corinthians venceu por 2 a 0 e ficou com o título do torneio que reúne os campeões da temporada anterior no calendário brasileiro.
O episódio que gerou debate envolve a expulsão do meia Jorge Carrascal, em lance com Breno Bidon, do Corinthians, já no fim do primeiro tempo. A decisão disciplinar só foi tomada após a revisão do VAR no intervalo, quando o árbitro Rafael Klein voltou do vestiário, reiniciou a partida e, em seguida, sinalizou que iria ao monitor para reavaliar o lance.
Na volta para o segundo tempo, depois de 22 minutos de intervalo, Klein interrompeu o jogo para checar a jogada. Na revisão, foi analisado um ângulo que não apareceu na transmissão da TV Globo no momento do lance, o que aumentou os questionamentos nas redes sociais e entre analistas.
Após ver as imagens, o árbitro concluiu que houve conduta violenta e aplicou cartão vermelho. Com isso, o Flamengo atuou toda a etapa final com um jogador a menos, em um cenário que facilitou a administração do resultado pelo Corinthians.
Procurado pelo MundoBola para esclarecer dúvidas sobre a disponibilização das imagens e sobre possíveis questionamentos formais envolvendo o VAR, o vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Flávio Willeman, não respondeu às perguntas enviadas pela reportagem.
Em vez disso, encaminhou apenas o link da publicação oficial do clube no Instagram, indicando um tom protocolar e sem disposição para ampliar o debate.
Na postagem, o Flamengo parabeniza o Corinthians pela conquista da Supercopa Rei e não faz qualquer menção à arbitragem, ao VAR ou a possíveis contestações sobre o procedimento. A legenda diz:
“Parabéns ao Corinthians pela conquista da Supercopa Rei. O Flamengo manifesta seu respeito ao trabalho realizado e registra seus cumprimentos a atletas, comissão técnica, profissionais do clube e torcedores.”
O contato com Willeman tinha como objetivo esclarecer quatro pontos centrais que passaram a ser discutidos após a divulgação do áudio do VAR pela CBF:
- Se há base jurídica para o Flamengo solicitar acesso integral às imagens e aos áudios do VAR, incluindo comunicações internas e registros de operação, para uma avaliação técnica mais ampla;
- Qual seria a viabilidade prática de um pedido desse tipo e em qual instância ele poderia ser protocolado, como CBF, Comissão de Arbitragem ou STJD, além dos limites normalmente impostos (sigilo, recortes ou liberação apenas de trechos);
- O que caracterizaria “interferência externa” em uma decisão do VAR, do ponto de vista jurídico e procedimental, e quais evidências seriam necessárias para sustentar uma hipótese desse tipo;
- E, especificamente, como explicar o fato de um determinado ângulo de imagem não ter sido exibido inicialmente e depois ter sido utilizado na revisão, ponto citado na própria nota da CBF como “nova checagem”.
Nenhum desses tópicos foi respondido pelo dirigente do Flamengo.
O encaminhamento do post oficial com conteúdo restrito a cumprimentos ao campeão parece deixar bem claro que, neste momento, o Flamengo não pretende comentar publicamente a polêmica do VAR envolvendo a expulsão de Carrascal nem antecipar qualquer movimento institucional sobre o acesso às imagens e aos áudios.








































