Coluna do Fla
·13 August 2025
Flamengo pode ter 4 estreias em Libertadores contra o Internacional

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·13 August 2025
Vai começar o mata-mata da Libertadores para o Flamengo. Nesta quarta-feira (13), o Mais Querido enfrenta o Internacional, pela ida das oitavas de final. O Mengão pode promover estreias de quatro jogadores na competição nas respectivas carreiras. Afinal, Emerson Royal, Jorginho, Saúl e Samuel Lino nunca disputaram o torneio.
No caso de Saúl, não tem muito mistério. O meia é espanhol e nunca jogou na América do Sul na carreira. Portanto, não ‘passou nem perto’ de jogar a Copa Libertadores da América. Por outro lado, o jogador é ‘expert’ em competições continentais, com dez participações em Champions League e três na Liga Europa.
Dos cinco reforços da janela do meio do ano, quatro são sul-americanos: Emerson Royal, Jorginho, Carrascal e Samuel Lino. O colombiano já disputou a Libertadores, mas os três brasileiros, não. O lateral até chegou perto, quando ajudou o Atlético-MG a se classificar para a competição de 2019, mas foi negociado para o Real Betis (ESP) no ano anterior.
— É uma competição muito difícil, a gente sabe da importância dela. É o Internacional, que também tem muita qualidade, a gente sabe da qualidade deles. Temos dois jogos seguidos contra eles, aconteceu mais ou menos parecido contra o Atlético-MG (na Copa do Brasil). A gente vai para ganhar comigo. Sempre gosto de ressaltar, somos o Flamengo. Vamos buscar as vitórias nos dois jogos —, disse Emerson, na zona mista do Maracanã no último sábado (09).
Royal, que tem duas participações na Champions e uma na Liga Europa, até chegou a jogar profissionalmente no Brasil. Porém, Jorginho nem isso. O volante foi embora cedo para a Itália, até chegou a vestir a camisa da seleção do país europeu e participou de oito Champions e cinco Ligas Europa.
— A expectativa é grande e a vontade, ainda maior. Estamos nos preparando muito bem para este jogo, que é fundamental e muito importante. Mas, para mim, há também a vontade da minha estreia pessoal nessa competição, que eu assistia tanto quando era pequeno. Com certeza a Nação vai estar com a gente, e estamos muito motivados e felizes por saber que os ingressos estão esgotados. Será uma grande festa, um grande espetáculo, e faremos de tudo para sair com essa vitória, que é tão importante para todos nós —, falou Jorginho.
Por fim, o outro possível estreante é Samuel Lino. Com passagem pela base do Flamengo, o atacante não jogou no time profissional na ocasião. O atleta até atuou em equipe adulta no Brasil até 2019, no São Bernardo, logo, não entrou em campo em Libertadores. Posteriormente, o cria do Ninho fez carreira na Europa, com duas disputas de Chmapions no currículo.
Dos cinco reforços do Flamengo no meio do ano, apenas Carrascal tem experiência na Copa Libertadores da América. O meia disputou o torneio três vezes, de 2019 a 2021, com a camisa do River Plate (ARG). Importante destacar que o atleta ainda nem entrou em campo pelo Mengão.
Portanto, com o quinteto de reforços, o Flamengo encara o Internacional, a partir das 21h30 (horário de Brasília). Se tem Mengão em campo, logo, há cobertura total do Coluna do Fla, no site, nas redes sociais e no YouTube. Além disso, Globo (canal aberto), ESPN (TV fechada) e Disney Plus mostram o embate.