oGol.com.br
·7 February 2026
Flamengo tenta quebrar série negativa para não lutar contra o rebaixamento

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·7 February 2026

Parece surreal, mas o atual campeão do Brasileirão e da Libertadores, vice-campeão do mundo, entra em campo hoje (07) para evitar ter que lutar contra o rebaixamento. Um tropeço do Flamengo contra o Sampaio Corrêa pode mandar o time para o quadrangular do rebaixamento do Campeonato Carioca, algo que jamais aconteceu com o maior campeão da história do Estadual do Rio de Janeiro.
O Mengão chega à última rodada da Taça Guanabara ocupando a quinta posição no Grupo B, com apenas quatro pontos conquistados em cinco jogos. Os quatro primeiros classificados de cada grupo garantem vaga nas quartas de final, enquanto os dois últimos vão para o quadrangular do descenso, o que é o cenário atual do Fla, ao lado de Maricá (lanterna do B) e Sampaio Corrêa e Portuguesa (dois últimos colocados do Grupo A).
Como a competição prevê um cenário de "céu ou inferno" em que todos os times seguirão envolvidos ou na briga pelo título ou contra a queda, uma vitória do Flamengo poderá colocar o time nas quartas. Para isso, terá que vencer e torcer contra o Madureira (que joga contra o Volta Redonda), Boavista (que encara o Bangu) ou Nova Iguaçu (que enfrenta a Portuguesa).
Nos casos de Madureira e Boavista, além de secar, o Fla precisará tirar diferença no saldo de gols (que é de desvantagem de três e dois gols, respectivamente, para o Flamengo). Já o Nova Iguaçu poderia até empatar em caso de vitória do Rubro-Negro. Se o "Orgulho da Baixada", como é conhecido o Nova Iguaçu, for goleado, o Flamengo pode avançar até com um empate.
Depois de ir para as férias mais tarde que os rivais, o Flamengo começou 2026 usando a equipe sub-20 e se viu obrigado a acelerar a entrada dos principais jogadores. Mesmo assim, o ano é totalmente fora do imaginado pelo torcedor.
Foram oito jogos em 2026, com apenas uma vitória, no 1 a 0 contra o Vasco na partida que marcou a volta da equipe principal aos gramados. Mas o Flamengo não embalou depois disso. Nos últimos quatro jogos, derrota para o Fluminense, no Carioca, estreia no Brasileirão com revés diante o São Paulo, derrota na Supercopa do Brasil, contra o Corinthians, e empate em 1 a 1, em casa, contra o Inter, mais uma vez pelo Campeonato Brasileiro.
A última vez que o Rubro-Negro ficou quatro jogos sem vencer foi entre 15 e 26 de setembro de 2024, em jogos pelo Brasileirão e pela Libertadores.
39 vezes campeão carioca, o Fla já teve anos piores, mas com consequências menores. Em 1933 o time foi o último colocado, mas o torneio não tinha rebaixamento.
Em 2002, o Flamengo foi o último na Taça Guanabara e penúltimo na Taça Rio, mas o torneio era diferente na ocasião, já que os grandes clubes estavam focados na extinta Liga Rio-São Paulo. O regulamento previa que os quatro grandes já estavam garantidos na terceira fase




Live






Live


Live


Live


























