MundoBola Flamengo
·22 October 2025
Flamengo x Racing hoje: horário, onde assistir, previsão do tempo e tudo sobre a semifinal da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·22 October 2025
Flamengo e Racing se enfrentam nesta quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores da América 2025.
O duelo marca o reencontro entre brasileiros e argentinos em um confronto de alto nível técnico e emocional, com o Rubro-Negro buscando abrir vantagem em casa para encaminhar mais uma final continental.
O jogo promete um Maracanã completamente lotado, atmosfera quente e expectativa de mais um capítulo histórico na rivalidade entre Flamengo e Racing, duas equipes com enorme tradição no continente. O vencedor da semifinal enfrentará quem avançar do confronto entre Palmeiras e LDU.
As equipes de transmissão da Globo terão Luis Roberto na narração, com comentários de Maestro Júnior e Roger Flores. Na GeTV, Jorge Iggor narra com Bruno Formiga e Luana Maluf nos comentários.
O Racing chega ao Maracanã como o “demolidor de brasileiros”. Desde o início de 2024, o clube de Avellaneda eliminou seis equipes brasileiras em competições continentais e conquistou a Copa Sul-Americana e a Recopa. Já o Flamengo tenta transformar o apoio da torcida em vantagem para buscar o tetracampeonato da Libertadores.
Apesar do bom momento argentino, o Flamengo tem um retrospecto recente favorável: na fase de grupos de 2023, venceu o Racing por 2 a 1 no Maracanã e empatou em 1 a 1 na Argentina.
Flamengo (técnico Filipe Luís): Rossi; Emerson Royal (Varela), Danilo, Léo Pereira, Alex Sandro; Erick Pulgar (Saúl), Jorginho; Luiz Araújo, Arrascaeta, Samuel Lino; Pedro.Desfalques: Everton (lesão muscular) e Léo Ortiz (dúvida - tornozelo).
Racing Club (técnico Gustavo Costas): Cambeses; Mura, Sosa, Colombo, Domínguez Cesare; Zuculini, Almendra, Rodríguez, Solari; Vergara e Martínez.Desfalques: Gabriel Arias, Franco Pardo, Elías Torres e Alan Forneris.Retornos: Gabriel Rojas, Santiago Sosa e Juan Nardoni.
As escalações oficiais serão divulgadas cerca de uma hora antes do jogo, e esta seção será atualizada no momento do anúncio.
A Conmebol designou o venezuelano Jesús Valenzuela para comandar a partida. Ele será auxiliado por Jorge Urrego e Tulio Moreno, também da Venezuela, enquanto o VAR ficará sob responsabilidade de Carlos Orbe, do Equador.
Valenzuela é experiente em jogos de Libertadores, com 355 partidas apitadas, 1.748 cartões amarelos distribuídos e 51 vermelhos diretos. Na atual edição, apitou cinco partidas, incluindo Palmeiras 2x1 River Plate nas quartas de final.
O equilíbrio marca a história entre Flamengo e Racing.
Em 17 encontros, o Rubro-Negro venceu seis vezes, empatou seis e perdeu cinco, com 27 gols marcados para cada lado.
Pela Libertadores, foram quatro confrontos: três empates e uma vitória do Flamengo. O time argentino não vence o Mais Querido há 33 anos, desde a Supercopa dos Campeões da Libertadores de 1992.
Os maiores artilheiros do duelo são Gabigol (Flamengo) e Alfredo Graciani (Racing), com dois gols cada.
O confronto promete choque de estilos.
O Flamengo aposta em posse de bola e criação técnica, enquanto o Racing deve adotar uma postura reativa e física, explorando bolas longas e transições rápidas.
Analistas como o perfil Falando de Tática destacam que o Flamengo pode tirar proveito da fragilidade do Racing nas bolas paradas e nos encaixes individuais. Escanteios e cruzamentos laterais podem ser decisivos, especialmente com Léo Pereira e Danilo como boas armas no jogo aéreo.
Os ingressos estão esgotados e a expectativa é de mais de 70 mil torcedores. A torcida rubro-negra preparou um mosaico em 360 graus cobrindo todos os setores do estádio, repetindo uma ação que só havia acontecido em 2009, no ano do hexacampeonato brasileiro.
A imprensa argentina fala em “Maracanazo”, termo que remete à derrota do Brasil para o Uruguai em 1950. O jornal Diário Olé pediu um “golpe no Rio de Janeiro”, reforçando o tom provocativo da rivalidade.
O gramado do Maracanã foi avaliado como regular para bom, considerado apto para uma partida de alta performance, segundo avaliação interna e laudos de manutenção do estádio.
A noite é de Libertadores no Rio de Janeiro com Flamengo x Racing pela ida da semifinal, e quem vai sair de casa rumo ao Maracanã precisa ficar atento às condições climáticas.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o clima deve estar ameno para frio, com temperatura em torno de 18 °C no início da partida e queda para até 16 °C no fim do jogo. A sensação térmica deve acompanhar a temperatura, já que o vento tende a soprar em intensidade normal e o céu terá poucas nuvens.
Diferentemente do que ocorreu no confronto Flamengo 3x2 Palmeiras, não há qualquer possibilidade de chuva, segundo especialistas em clima. O ambiente será ideal para o torcedor e também favorável aos atletas.
A umidade relativa do ar deve ficar perto de 70%, dentro do intervalo considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A semifinal é disputada em ida e volta.
A CET-Rio montou operação especial de trânsito com interdições a partir das 17h30, coincidente com o horário de pico na cidade.O público é orientado a usar transporte público, preferencialmente o metrô (estações São Cristóvão ou São Francisco Xavier).
A operação contará com agentes da CET-Rio, Guarda Municipal e monitoramento por câmeras do Centro de Operações Rio.
De acordo com o Art. 158 da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), são condições de acesso e permanência do torcedor:
I - estar na posse de ingresso válido;II - não portar materiais que possam ser usados em atos de violência;III - consentir com revista pessoal;IV - não portar cartazes, símbolos ou cânticos ofensivos;V - não arremessar objetos;VI - não usar fogos de artifício;VII - não incitar violência;VIII - não invadir o campo;IX - não estar embriagado ou sob efeito de drogas;X - não utilizar bandeiras para outros fins que não a manifestação festiva;XII - estar cadastrado no sistema biométrico (maiores de 16 anos).
O não cumprimento dessas condições pode resultar em impedimento de acesso ou retirada imediata do estádio.
Comida e bebida: vetada a entrada de latas, garrafas de vidro e copos com líquidos. Garrafas plásticas transparentes sem tampa são permitidas.
Acessibilidade: o Maracanã segue padrões da Norma ABNT NBR 9050, que define parâmetros para locomoção e conforto de pessoas com deficiência.
O Flamengo inicia hoje a caminhada em busca de mais uma final de Libertadores. Diante de um Maracanã lotado e de um adversário perigoso, o time de Filipe Luís busca abrir vantagem e quebrar a sequência positiva dos argentinos contra clubes brasileiros.
O confronto promete intensidade, rivalidade e clima de decisão desde o apito inicial.