oGol.com.br
·20 November 2025
Flu é grande obstáculo ao Fla, que domina retrospecto na elite desde JJ

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·20 November 2025

O Fluminense segue como a pedra do sapato do Flamengo dos últimos anos. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor voltou a levar a melhor após quatro jogos de seca, com vitória por 2 a 1, consolidando o status de grande rival da geração atual rubro-negra, que vem dominando o cenário nacional desde 2019.
O Rubro-Negro vive a fase mais vitoriosa de sua história, ao menos desde a geração de Zico, na década de 80. A hegemonia só tem sido contestada no cenário nacional e sul-americano pelo Palmeiras - os dois clubes vêm alternando os títulos mais importantes, com intrusos esporádicos como Atlético Mineiro, Botafogo e Fluminense. O Alviverde, no entanto, tem sofrido no confronto direto com o time carioca. Desde a chegada de Jorge Jesus, um marco na Gávea, foram nove vitórias do Fla contra apenas três do Verdão, embora uma delas tenha valido o título da Libertadores.
Não há na elite do futebol nacional adversário com retrospecto positivo no confronto direto com o Flamengo no recorte, desde meados de 2019. O Fluminense, no entanto, é o time que mais conseguiu derrotar o Rubro-Negro, e com sobras.
O Fla-Flu tem sido de equilíbrio, com a balança pendendo ligeiramente a favor do time rubro-negro. São 36 jogos, com 14 vitórias do Fla, dez empates e 12 vitórias do Tricolor. Os segundo maiores algozes da lista do time da Gávea são Atlético Mineiro e São Paulo, com sete vitórias cada no confronto (dez derrotas do Galo e oito dos paulistas).
O clássico, por sinal, tem sido o único com equilíbrio para o Flamengo no período. O Botafogo venceu o rival apenas quatro vezes, em 19 partidas, e o domínio sobre o Vasco tem sido absoluto - 15 vitórias e apenas duas derrotas em 22 jogos.
Apesar do deslize no Fla-Flu, o Rubro-Negro segue líder: o Palmeiras completou três jogos sem vencer, deixando o time de Filipe Luís como grande favorito ao título do Brasileirão em reta final de campeonato. Rubro-Negros e Alviverdes ainda farão a final da Libertadores, em mais um capítulo da rivalidade recente.









































