Leonino
·13 December 2024
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·13 December 2024
O Sporting enfrentou recentemente o Club Brugge na Liga dos campeões, e acabou por perder por 2-1. Este acabou por ser o primeiro encontro oficial entre os dois clubes, mas a equipa portuguesa e a formação belga têm alguns jogadores que ‘unem’ os clubes.
Nomes como Bas Dost, Abdoulay Diaby, Robert Spehar e Vlado Bozinovski são alguns exemplos de jogadores que jogaram tanto no Sporting como no Club Brugge, mas o nome mais curioso é o do holandês Peter Houtman, que passou sem grande sucesso pelos leões.
Peter Houtman chegou a Alvalade em janeiro de 1987 para substituir Rob McDonald, que não tinha vingado no Sporting. A chegada do holandês e do inglês deveram-se à saída de Rui Jordão e ao envelhecimento de Manuel Fernandes, que já tinha 35 anos na altura.
Apesar do avançado holandês ter chegado com grande expetativa, a sua estadia em Alvalade acabou por ser um fracasso. 36 partidas e oito golos em dois anos tornaram esta passagem num pesadelo. Em alguns meses passou de titular para suplente, de suplente para 'dispensado'.
Peter Houtman, apesar de ter sido flop no Sporting, é uma grande figura do Feyenoord, tendo conquistado o campeonato holandês em 1982-1983 juntamente com Johan Cruyff. Atualmente o antigo avançado é speaker oficial do estádio do clube neerlandês, estando no cargo desde 1998/1999.