Zerozero
·18 September 2025
Francesco Farioli sublinha: «Não vamos fazer uma transferência de pânico»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·18 September 2025
Rio Ave e FC Porto vão dar início à sexta jornada da Liga Portugal Betclic. A turma de Sotiris Sylaidopoulos ainda não alcançou nenhuma vitória em 2025/2026, enquanto os comandados de Francesco Farioli somam cinco desfechos positivos em cinco possíveis.
Esta quinta-feira, o treinador italiano realizou a habitual conferência de imprensa de antevisão para falar dois possíveis regressos, a decisão de trazer André Castro para a equipa principal e uma possível ida ao mercado de transferências, após a lesão grave de Nehuén Pérez.
Mudança de data na partida diante do FC Arouca: «Já falámos bastante sobre o calendário. A posição do clube é bastante clara. Esta curta distância entre os jogos vai causar-nos alguns problemas. Tentaremos encontrar soluções para ultrapassar esta fase.»
Rio Ave: «Tiveram três empates consecutivos, são uma equipa difícil de ultrapassar. A mudança na direção tornou-os ainda mais ambiciosos, querem melhorar a cada dia. Mudaram de treinador e contrataram o Sotiris Sylaidopoulos, que conquistou a UEFA Youth League. Têm ferramentas para criar problemas, tentámos preparar o jogo da melhor forma possível.»
Martim Fernandes e William Gomes: «Tiveram no treino de hoje [quinta-feira]. O William estará convocado, 99 por cento de certeza. No que toca ao Martim: teremos de falar com a equipa médica para perceber a situação.»
Jovens na equipa principal: «O Gabriel Brás esteve connosco na pré-época, tem a mentalidade certa, aprende rápido. O André Miranda e o Angel Alarcón são dois jogadores com características diferentes, ambos precisam de perceber melhor as necessidades da equipa principal, o Angel está a fazer de tudo para melhorar, vai ser inscrito na lista da UEFA, é uma boa oportunidade para ficar mais próximo de nós.»
Possível ida ao mercado: «O clube e o presidente têm trabalhado nisso nos últimos dias. Quem chegar tem de preencher determinados requisitos. Não vamos fazer uma transferência de pânico. Temos a oportunidade de recuperar alguns jogadores (Martim Fernandes e Alberto Costa) para encontrar a solução certa.»
Castro na equipa principal: «Conheço-o há vários anos. Tive bom feedback das pessoas do clube. Gosto da energia em campo, da capacidade de se colocar ao serviço do FC Porto. Decidimos trazê-lo para perto de nós. É uma ligação entre a equipa principal e a equipa B.»