Fut das Minas
·17 January 2025
In partnership with
Yahoo sportsFut das Minas
·17 January 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) discutiu nesta sexta-feira (17) o calendário do futebol feminino para o ano de 2025. Em reunião online com federações e representantes dos times, a entidade decidiu por algumas mudanças nos formatos de disputa das competições.
De acordo com a matéria do GE, o Brasileirão A1, por exemplo, passa a ter apenas dois times rebaixados para a Série A2. Já a Copa do Brasil retorna para o calendário como uma das competições que classifica a equipe vencedora para a Supercopa.
A CBF ainda não divulgou oficialmente o calendário, mas segundo apuração do GE e de Rafael Alves, do Planeta Futebol Feminino, foram definidos as datas e formatos das competições. Veja como deve ficar o calendário completo com as principais mudanças abaixo.
O Brasileirão Feminino A1 de 2025 deve ter uma mudança significativa antes do início da competição: serão apenas dois rebaixados para a A2 de 2026 ao invés de quatro como nos anos anteriores. Em relação às vagas de acesso, ainda serão dos primeiros quatro times da Série A2, ou seja, a mudança tem como finalidade aumentar o número de participantes para 20 times até 2027. O principal campeonato de clubes do Brasil deve acontecer de 16 de março a 14 de setembro.
A única competição sem mudanças no formato é a Série A2, com previsão para acontecer de 19 de abril a 30 de agosto. A segunda divisão continuará com 16 times divididos em dois grupos de oito, começando com a tradicional fase de grupos e depois mata-mata até a decisão com os quatro classificados de cada grupo.
Bahia campeão da Série A2 de 2024 do Brasileirão Feminino. Foto: Letícia Martins/ECB
A terceira divisão do campeonato brasileiro terá uma mudança na forma de disputa e deve acontecer de 26 de abril a 05 de julho. A partir desta temporada, a 1ª fase será uma fase de grupos, assim como na série A2. A partir da 2ª fase começam os confrontos de mata-mata até a decisão.
A grande novidade para o ano de 2025 é o retorno da Copa do Brasil, que está prevista para acontecer de 14 de maio a 19 de novembro. Com 64 times de todas as divisões nacionais, a competição terá sete fases, todas em jogo único: 1ª fase – os 32 clubes da série A3 se enfrentam; 2ª fase – os classificados da 1ª fase enfrentam os 16 times da série A2; 3ª fase – os classificados da 2ª fase enfrentam os 16 times da série A1. A partir da 4ª fase serão as oitavas (4ª fase), quartas (5ª fase), semifinal (6ª fase) e final (7ª fase). A Copa do Brasil teve sua última disputa em 2016 com o Audax/Corinthians se consagrando campeão.
Corinthians/Audax campeão da Copa do Brasil de 2016. Foto: Rodrigo Gazzanel/Corinthians
Como de costume, a Supercopa abre o calendário nacional de competições do futebol feminino e tem previsão para acontecer a partir de 2 de março. Em 2025, o torneio segue com a mesma forma de disputa, com oito equipes e confrontos eliminatórios até a decisão. A partir de 2026, a Supercopa terá o mesmo formato da Supercopa masculina, sendo um jogo único entre os dois campeões nacionais do ano anterior (Brasileirão e Copa do Brasil).
Além das principais competições nacionais, o calendário de 2025 ainda prevê a realização dos Campeonatos Brasileiros Sub-17, Sub-20 e Liga de Desenvolvimento Sub-16 e Sub-14. Os estaduais devem ser realizados entre 3 de agosto e 14 de dezembro.