Portal dos Dragões
·14 June 2026
Gabri Veiga recebe prémio Antonio Palacios e fecha época em alta no FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·14 June 2026

A chegada de Gabri Veiga ao FC Porto, na antecâmara do Mundial de Clubes e numa fase em que o universo azul e branco ainda absorvia a frustração de uma época aquém do esperado, ajudou a devolver algum ânimo às hostes. Ainda assim, esse entusiasmo depressa se esfumou. O médio espanhol não escapou à onda de desconfiança gerada pelo insucesso dos dragões na competição, passando desde cedo a ser alvo de críticas por parte dos adeptos.
No entanto, a reviravolta de 180 graus que André Villas-Boas e Francesco Farioli iniciaram no verão passado acabou por dar resultados, tanto a nível coletivo, com a conquista do título nacional, como em termos individuais.
Gabri terminou a primeira época completa na Invicta como uma das peças mais influentes da equipa e, ontem, foi distinguido na terra natal com o prémio Antonio Palacios para o Desporto. Numa gala realizada em Porriño, o médio galego, de 24 anos, recebeu um galardão de caráter especial, atribuído pelos conterrâneos, por ser, nos dias de hoje, um dos maiores embaixadores do município e da região a nível internacional, servindo de exemplo para as gerações mais jovens da vila onde nasceu.
Como está em lua de mel, o jogador fez-se representar pelos pais e pela restante família, tendo enviado um vídeo de agradecimento à organização. Numa outra ocasião, marcará presença nos Paços do Concelho.
Com o nome de um conhecido arquiteto natural de Porriño, o prémio Antonio Palacios abrange várias áreas da sociedade. No Desporto, foi entregue em 2025 a Claudio Giráldez, atual treinador do Celta de Vigo, o clube onde, curiosamente, Gabri Veiga brilhou antes de rumar à Arábia Saudita, onde representou o Al Ahli.
«Gabri é um exemplo de disciplina, compromisso e dedicação. Eleva o nome da Galiza e da terra dele com orgulho, contribuindo para a promoção dos valores do desporto», sublinhou Alejandro Lorenzo, presidente da câmara de Porriño, a propósito da distinção atribuída ao jogador do FC Porto. Gabri fechou a época passada com seis golos e 12 assistências – só Samu somou mais participações diretas em golo.







































