ecbahia.com
·16 February 2026
Garçom e artilheiro: Juba mantém média alta de participações em gols na Série A

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·16 February 2026

Um dos pilares do sistema de jogo aplicado por Rogério Ceni desde 2025 no Bahia, Luciano Juba parece ter encontrado a fórmula da regularidade na elite do futebol brasileiro.
Pelo segundo ano consecutivo, o lateral-esquerdo inicia a disputa da Série A com números que destacam reforçam sua importância tática no esquema de Ceni também sob o ponto de vista ofensivo.
Em 2026, o jogador já balançou as redes duas vezes nas três primeiras rodadas, incluindo o golaço que garantiu o triunfo sobre o Vasco em São Januário, mantendo o Esquadrão entre os primeiros colocados do campeonato.
O desempenho atual não é uma novidade para quem acompanha a evolução do ala tricolor.
Na temporada passada, Juba também foi o grande destaque tricolor no arranque da competição nacional.
Nas quatro primeiras rodadas de 2025, Juba acumulou:
Em 2026, ele já tem:
Aquela arrancada foi o prenúncio de uma temporada sólida, na qual ele terminou como um dos principais artilheiros da equipe, com seis gols marcados em 35 rodadas disputadas.
O desempenho com a camisa do Esquadrão, sobretudo dentro da Série A, levou Juba a uma convocação histórica para a Seleção Brasileira.
Agora, em 2026, ele alcança um terço dessa marca de gols com apenas três partidas jogadas, demonstrando a evolução no seu poder de finalização e presença na área adversária, e gerando expectativas para números ainda melhores neste ano.
O vigor físico também joga a favor do camisa 46, que suporta a alta intensidade exigida pela comissão técnica sem perder a precisão nos cruzamentos e chutes de média distância.
Em 2025, ele foi o jogador que mais atuações realizou pelo Esquadrão, ao lado de Cauly. A diferença, entretanto, está na minutagem bem maior por ter sido titular em 54 dos 63 jogos.
Somando a temporada inteira de 2025, ele marcou sete gols e deu oito assistências.









































