Geny Catamo e Ousmane Diomande vão deixar o Sporting... E Rui Borges já sabe quando | OneFootball

Geny Catamo e Ousmane Diomande vão deixar o Sporting... E Rui Borges já sabe quando | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·3 December 2025

Geny Catamo e Ousmane Diomande vão deixar o Sporting... E Rui Borges já sabe quando

Article image:Geny Catamo e Ousmane Diomande vão deixar o Sporting... E Rui Borges já sabe quando

Geny Catamo e Ousmane Diomande vão deixar o Sporting no próximo dia 15 de dezembro, caso vejam confirmadas as suas convocatórias para a Taça das Nações Africanas (CAN). Tanto Moçambique como a Costa do Marfim tem as suas presenças garantidas na competição que arranca a 21 de dezembro.

A decisão vem diretamente da FIFA. O organismo que tutela o futebol mundial emitiu um comunicado, onde obriga os clubes a libertar os jogadores convocados para a CAN no próximo dia 15 de dezembro, exatamente uma semana antes do arranque da competição continental.


OneFootball Videos


"Seguindo a abordagem adotada para o Mundial'2022, o período para dispensa dos jogadores será reduzido em sete dias e começa em 15 de dezembro", explicou a FIFA, numa medida tomada para minimizar o impacto da ausência dos atletas nos emblemas que representam.

A FIFA incentiva, ainda, clubes, jogadores e federações a negociarem, com uma base de boa-fé, o libertar dos jogadores para as respetivas seleções nacionais. O organismo presidido por Gianni Infantino reserva para si o poder de decisão, em caso de conflitos onde uma resolução entre as três partes não é possível.

Para o Sporting de Rui Borges, isto significa que tanto Geny Catamo - presença garantida na Seleção de Moçambique - e Ousmane Diomande - que ainda tem a sua presença na competição em dúvida - vão deixar o clube a meio de dezembro, e falhar um período crítico para a temporada verde e branca.

Relembre a celebração dos 100 jogos de Geny Catamo no Sporting:

View publisher imprint