Governo define data para resolver causa apoiada pelo Sporting, e pode haver medidas drásticas | OneFootball

Governo define data para resolver causa apoiada pelo Sporting, e pode haver medidas drásticas | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·10 July 2025

Governo define data para resolver causa apoiada pelo Sporting, e pode haver medidas drásticas

Article image:Governo define data para resolver causa apoiada pelo Sporting, e pode haver medidas drásticas

Caso os emblemas da Liga Portugal não cheguem a acordo em relação à centralização dos direitos televisivos, a solução será tomada pelo Governo. Esta é uma das principais causas de Reinaldo Teixiera, que conta com apoio do Sporting. Este tem sido um tema fraturante no futebol português e já tem desfecho na eventualidade de não ser resolvido entre os clubes.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol têm até ao dia 30 de junho de 2026 para apresentar um novo modelo de transmissão televisivas das duas divisões cimeiras do futebol nacional. Caso não seja entregue ou aprovado pela Autoridade da Concorrência (AdC), será aplicado o decreto-lei n.º 22-B/2021.


OneFootball Videos


No número 1 do artigo 5 do diploma refere que “a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional a apresentarem uma proposta conjunta de modelo centralizado de comercialização dos direitos de transmissão televisiva, até ao final da época desportiva de 2025‑2026, sujeita a aprovação pela AdC”.

“Caso não seja apresentada a referida proposta conjunta, ou a mesma não mereça aprovação pela AdC, ou ainda que os agentes relevantes não alcancem qualquer acordo prévio, que o Governo poderá determinar os termos do mencionado modelo de comercialização centralizada, depois de ouvida a AdC”, refere o diploma.

Quem parece não estar interessada no processo de centralização dos direitos televisivos é a direção do Benfica. Os encarnados são o único clube com permissão para realizar e transmitir os jogos no seu terreno e, através de uma carta enviada à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, pediram o adiamento do processo.

View publisher imprint