Grêmio FBPA
·10 March 2025
Grêmio faz sua estreia no Campeonato Brasileiro Sub-20

In partnership with
Yahoo sportsGrêmio FBPA
·10 March 2025
A equipe Sub-20 do Tricolor fez a sua estreia na disputa do Campeonato Brasileiro da categoria na noite desta segunda-feira, no Centro de Formação e treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Mesmo contando com alguns remanescentes da boa campanha na Copa São Paulo em janeiro, quando o Grêmio foi semifinalista, o time acabou sendo superado pelo São Paulo, campeão da mesma competição, pelo placar de 5 a 1. Pedro Gabriel anotou o gol gremista no duelo.
O Grêmio começou a partida buscando o ataque. Antes do primeiro minuto, a jogada combinada chegou até a entrada da área. Zortea veio na corrida para bater firme de primeira, mas a defesa foi praticada pelo goleiro no centro do gol. Aos três minutos, o São Paulo chegou em um balão para a entrada da área gremista. Na indecisão da defesa, Djhordney apareceu para desviar na caída da bola e tirar a ação do goleiro Ygor e abrir o placar.
Na sequência, os paulistas conseguiram ampliar, aos seis minutos. Em cobrança de escanteio na primeira trave, Paulinho livre só desviou de cabeça para anotar o segundo. Depois disso, o jogo passou a ficar mais equilibrado e com muitas disputas pela posse de bola, sem grandes oportunidades ofensivas.
O adversário chegou novamente aos 20 minutos. O passe na linha defensiva gremista terminou em conclusão do atacante pela linha de fundo. Cinco minutos depois, em rápido contra-ataque, o time são-paulino ampliou após conclusão de Ferreira desviado pelo goleiro Ygor. No rebote, Alves empurrou para o gol aberto.
Aos 32 minutos, Hugo Henrique roubou a bola e puxou a equipe ao ataque. Logo abriu a jogada pela direita para Arnaldo. Em velocidade chegou ao fundo do campo e fez o cruzamento rasteiro. A bola passou pelo goleiro, cruzou a pequena área, mas ninguém apareceu para fazer o gol. No ataque seguinte, Ferreira trouxe da direita para o centro para bater cruzado e anotar mais um para os paulistas.
A partir daí o Grêmio procurou tentar trabalhar melhor as jogadas e valorizar mais a posse de bola. Teve uma boa chegada com Arnaldo pelo lado direito, mas a conclusão de canhota passou longe do gol adversário.
Para a etapa complementar, o técnico Fabiano Daitx promoveu três trocas. Deixaram o jogo Hugo Henrique, Adrielson e Arnaldo, para as entradas de Alex, Higor e Vitor Ramon. Os primeiros movimentos do segundo tempo não mostraram um panorama muito diferente da etapa inicial, com o adversário chegando bastante ao ataque, mas a defesa gremista conseguia ter vantagem.
Aos 17 minutos, o lateral Higor carregou a bola do fundo pelo lado esquerdo para o centro. Assim que abriu espaço arriscou o chute de direita e a bola passou perto da trave direita do São Paulo, após leve desvio no marcador. Aos 24, após cobrança de falta lateral da direita, Alex desviou de cabeça e a bola passou ao lado da meta adversária.
Em jogada individual de Alex, aos 28 minutos, ele foi driblando dentro da área para tentar a conclusão e acabou sofrendo a solada do adversário. Na cobrança de pênalti, aos 29, Pedro Gabriel bateu com categoria de canhota para tirar do goleiro, mandando no canto direito para descontar.
Quatro minutos depois veio o cruzamento na área do Tricolor e o cabeceio foi desviado com a ponta dos dedos pelo arqueiro Ygor, mandando para escanteio. Em seguida, Lian deixou a partida para a entrada de Jeferson. Por fim, Riquelme saiu do jogo para a entrada de Jardiel.
Na reta final da partida, Alves fechou o placar, aos 44 minutos. Aos 46, o Grêmio chegou ao ataque com Smiley que arriscou o chute firme, mas no centro do gol, facilitando a defesa do arqueiro. No minuto seguinte, pelo lado esquerdo, Higor deu o passe em infiltração. Pedro Gabriel arriscou o chute de virada e a bola passou perto do ângulo, pela linha de fundo.
O Grêmio volta a campo no dia 19, quarta-feira, quando visita o Corinthians em São Paulo pela segunda rodada do Brasileiro Sub-20.
Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA
Live
Live
Live