Fala Galo
·10 September 2025
Há 36 anos, nascia Keno, um dos heróis da conquista do sonhado Brasileirão de 2021

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·10 September 2025
Por: Angel Baldo Foto: Bruno Cantini
Há 36 anos, nascia no bairro de São Caetano, em Salvador, Marcos da Silva França, que mais tarde seria conhecido no mundo do futebol como Keno e que seria carinhosamente chamado de Kenaldinho pela massa atleticana.
Keno nasceu em uma família muito humilde e chegou tarde ao futebol profissional. Sem base e vindo da várzea, sua estreia como profissional foi aos 22 anos, pelo modesto América-SE. Keno ainda rodou pelo Botafogo-BA e Águia de Marabá, onde teve boas atuações e ganhou uma chance no Paraná, em 2014. Sem muito brilho na equipe paranaense, Keno partiu para o Santa Cruz, onde viveu altos e baixos.
Na sequência foi comprado pelo São José-RS, mas foi repassado ao Atlas, do México, onde disputou sua primeira Copa Conmebol Libertadores em 2015. Keno ainda atuou pela Ponte Preta até retornar ao Santa Cruz em 2016. Foi na sua segunda passagem pelo Santinha que tudo mudou e a boa temporada acabou chamando a atenção do poderoso Palmeiras.
No Palmeiras, Keno fez grandes atuações e acabou sendo negociado com o Pyramids, do Egito, por R$ 37 milhões. No clube egípcio, Keno disputou 33 jogos e marcou 10 gols. O atacante ainda passaria por empréstimo no Al Jazira, antes de chegar no Atlético em 2020, custando cerca de R$ 12 milhões.
No Galo, Keno rapidamente ganhou o coração da massa. Com dribles desconcertantes e muita velocidade, foi peça fundamental na conquista do tão sonhado Campeonato Brasileiro de 2021, marcando dois dos três gols da virada do alvinegro contra o Bahia, por 3 a 2, na Arena Fonte Nova. O atacante ainda conquistaria uma Copa do Brasil (2021), três Campeonato Mineiros (2020, 2021 e 2022) e a Supercopa do Brasil (2022).
APROVEITE E LEIA TAMBÉM:
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok