Herói nos pênaltis, goleiro do Paraguai jogava em equipe B até os 24 anos | OneFootball

Herói nos pênaltis, goleiro do Paraguai jogava em equipe B até os 24 anos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·30 June 2026

Herói nos pênaltis, goleiro do Paraguai jogava em equipe B até os 24 anos

Article image:Herói nos pênaltis, goleiro do Paraguai jogava em equipe B até os 24 anos

Entre as histórias dos goleiros desta Copa do Mundo, a do paraguaio Orlando Gill ganhou amplo destaque com a classificação para as oitavas de final sobre a Alemanha, na segunda-feira, em Boston. Afinal, ele pegou dois pênaltis (um no tempo normal e outro nas cobranças decisivas) e virou líder absoluto em uma estatística relevante da competição. Além disso, tem uma trajetória bastante curiosa no futebol.

Gill tem 26 anos, mas pouca rodagem como jogador profissional. Tudo porque não teve espaço no San Lorenzo até 2024, quando ainda defendia a equipe B. Na ocasião, só ganhou chances por causa de um negociação frustrada com o costarriquenho Keylor Navas, ex-Real Madrid.


OneFootball Videos


A partir daí, não saiu mais da meta do clube argentino e passou a ser convocado pelo Paraguai nas Eliminatórias, em 2025. Tomou a posição de Gatito Fernández, que hoje defende o Cerro Porteño e já foi ídolo do Botafogo. Ainda assim, em sete anos de carreira, não soma nem 75 jogos como titular.

Article image:Herói nos pênaltis, goleiro do Paraguai jogava em equipe B até os 24 anos

Orlando Gill hoje é titular do time principal do San Lorenzo – Foto: Marcelo Endelli/Getty Images

Número recorde na Copa 2026

Orlando Gill saiu da primeira rodada da fase de grupos em baixa. Afinal, levou quatro gols dos Estados Unidos. Porém, foi o responsável por evitar um placar ainda maior. Na sequência, fez sete ótimas defesas contra a Turquia e garantiu a vitória por 1 a 0.

Na soma das quatro partidas até aqui, já fez 24 intervenções. De acordo com a Fifa, é o goleiro que lidera esta estatística no geral. Em êxtase, ele comemorou muito a classificação paraguai contra a Alemanha e falou rapidamente com a imprensa.

“Uma emoção imensa. Foi uma partida difícil. Saímos na frente, eles empataram e conseguimos segurar o resultado”, disse Gill, que pegou os pênaltis cobrados por Havertz e Wolfemade.

Histórico de goleiros do Paraguai

Na década de 90, José Luis Chilavert alcançou a fama com seu estilo arrojado e personalidade forte. Fez parte do time paraguaio que avançou às oitavas de final na Copa da França e só caiu para os anfitriões na prorrogação. Depois, o gol paraguaio teve o brilho de Bobadilla e Gatito. A renovação, no entanto, era necessária.

Contra a Alemanha, Orlando Gill entrou de vez na história da seleção e mostrou que o Paraguai deve ter um goleiro confiável pelos próximos Mundiais. O momento, aliás, é de pura redenção. Sem jogar com frequência, recebia um salário baixo e, segundo a esposa, teve que vender camisas que utilizou nas categorias de base do país e no Sportivo San Lorenzo para pagar o tratamento do filho, que enfrentou uma doença há alguns anos.

Article image:Herói nos pênaltis, goleiro do Paraguai jogava em equipe B até os 24 anos

Chilavert foi o goleiro titular do Paraguai nos anos 90 – Foto: Shaun Botterill / Allsport

Propostas da Europa

Hoje, a realidade é de propostas milionárias do futebol europeu. Segundo o empresário do jogador, Genoa e Bologna, ambos da Itália, já fizeram contatos para tirá-lo do San Lorenzo. E há outra sondagem de um clube que disputa a Premier League.

Antes de pensar no futuro, porém, o desafio é alcançar as quartas de final do Mundial, contra França ou Suécia, que se enfrentam nesta terça-feira.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

View publisher imprint