I Liga está de regresso: eis a narrativa da primeira jornada ao longo dos anos | OneFootball

I Liga está de regresso: eis a narrativa da primeira jornada ao longo dos anos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·8 August 2025

I Liga está de regresso: eis a narrativa da primeira jornada ao longo dos anos

Article image:I Liga está de regresso: eis a narrativa da primeira jornada ao longo dos anos

Senhoras e senhoras, é oficial: a Liga Portugal Betclic está de regresso. Após (sensivelmente) três meses de pausa, o duelo entre Casa Pia AC e Sporting marca o arranque da edição 2025/26. Com esta premissa em mente, decidimos navegar na extensa base de dados do zerozero em busca de dados curiosos sobre a jornada inaugural desta tão importante prova.

Relativamente ao encontro mencionado anteriormente, os Gansos irão ter a difícil tarefa de fazer com que os leões voltem a perder no primeiro jogo do campeonato - algo que não acontece há 15 anos. A última derrota do emblema leonino, enquadrada neste parâmetro, ocorreu na época 2010/11, diante do Paços de Ferreira.


OneFootball Videos


Os Casapianos, por sua vez, apenas venceram por uma ocasião no duelo inicial da temporada - somaram duas derrotas e um empate nos restantes jogos que disputaram no principal escalão português.

Olhando para outros detalhes apelativos da questão levantada pelo nosso portal, destaque ainda para o embate entre FC Porto e Vitória SC - originalmente agendado para este sábado, mas que foi adiado para segunda-feira devido ao falecimento do 'eterno capitão' Jorge Costa.

Tendo em conta o histórico dos azuis e brancos, os conquistadores partem para o Estádio do Dragão com uma espinhosa missão. Isto porque o emblema portuense vence na jornada inaugural há cinco épocas consecutivas. Além disso, o FC Porto somou apenas uma derrota nos últimos 23 anos no que toca à estreia na liga portuguesa.

Apesar do 'poderio' da armada portista, a turma de Guimarães joga com um dado importante a seu favor. Nas últimas três temporadas, o Vitória SC saiu vitorioso nos duelos de estreia no campeonato - todos pela margem mínima (0-1) e todos na condição de visitante. Um detalhe que pode dar alento a Luís Pinto e ao seu conjunto.

Estrela e Nacional procuram fugir ao padrão

Ao alargarmos a análise aos restantes encontros que pautam o arranque da edição 2025/26 da I Liga, existem dois conjuntos que se destacam... pela negativa. Tanto o Estrela da Amadora com o Nacional têm tido dificuldades em iniciar as respetivas prestações no campeonato nacional com vitórias.

Ora, a turma tricolor ainda não venceu desde o seu regresso ao principal escalão português, que aconteceu na temporada 2023/24. Aliás, em 18 participações na I Liga, os estrelistas venceram apenas por uma vez o encontro inaugural - na temporada 2008/09, tendo a Académica OAF como adversário.

Já o emblema insular não se estreia na liga portuguesa com um triunfo desde a época 2010/11 - quando derrotou o Rio Ave fora de portas com um golo solitário de Felipe Lopes. Essa é, de resto, a única vitória conquistada pelo clube na primeira jornada desde então - quatro empates e cinco derrotas (que foram em anos consecutivos) em nove edições.

Nota, ainda, para o histórico do CD Tondela no que toca aos duelos inaugurais na I Liga. Os beirões conquistaram a única vitória na temporada 2021/22 e que coincidiu, curiosamente, com o ano em que foram despromovidos ao segundo escalão de Portugal.

Para terminar, e ainda no capítulo das despromoções, importa salientar que, nas últimas três épocas, apenas um dos despromovidos venceu na primeira jornada das respetivas provas: o Boavista.

[n.d.r: o histórico de Benfica e Rio Ave não foi contabilizado para esta análise, face a ambos os conjuntos apenas disputarem a ronda em questão a 23 de setembro]

View publisher imprint