Esporte News Mundo
·14 October 2025
Ídolo decepciona em retorno ao futebol brasileiro com temporada marcada por lesões

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·14 October 2025
— Continua depois da publicidade —
No dia 24 de dezembro de 2024, o São Paulo surpreendeu os torcedores ao anunciar a contratação de Oscar. Após oito anos atuando no futebol chinês e quatro temporadas e meia no futebol inglês, o meia, então com 34 anos, voltava ao país com status de estrela, prometendo formar uma dupla de destaque com Lucas Moura no elenco Tricolor.
Contudo, o que se imaginava ser uma história de sucesso acabou tomando outro rumo. As repetidas lesões têm impedido Oscar de mostrar o futebol que o consagrou. A mais recente, confirmada na segunda-feira (13), reforça o drama vivido pelo jogador desde seu retorno.
Em dez meses de clube, Oscar participou de apenas 21 partidas, com dois gols e cinco assistências. No mesmo período, o São Paulo já disputou 55 jogos entre Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Ou seja, o meia esteve presente em menos da metade da temporada.
Desde janeiro, o jogador acumula quatro problemas físicos: duas lesões na coxa esquerda — uma muscular e outra decorrente de edema —, uma fratura em três vértebras e, agora, uma contusão na panturrilha esquerda.
A fratura foi a que mais tempo o manteve afastado. Ela ocorreu em 19 de julho, durante o clássico contra o Corinthians, no Morumbis, quando o meio-campista caiu de mau jeito e sofreu uma séria lesão na coluna, ficando quase três meses fora dos gramados.
Oscar voltou a ser relacionado em 2 de outubro, quando Hernán Crespo o colocou no banco contra Fortaleza e Palmeiras. Entretanto, as circunstâncias das partidas — a expulsão precoce de Rigoni no Castelão e a virada sofrida diante do rival no Morumbis — acabaram impedindo o retorno efetivo do meia.
A expectativa era de que ele finalmente ganhasse minutos após a Data Fifa, na partida contra o Grêmio. Porém, um novo contratempo surgiu: durante um treino no final da semana passada, o jogador sentiu dores na panturrilha esquerda. Os exames de imagem confirmaram uma nova lesão, afastando-o mais uma vez.
Com isso, Oscar retorna ao departamento médico do São Paulo pela quarta vez em 2025. O meia ainda busca retomar o ritmo ideal e justificar o investimento feito pelo clube em sua volta ao Morumbis.