Central do Timão
·5 December 2025
Inquérito para avaliar intervenção judicial no Corinthians é instaurado pelo Ministério Público

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·5 December 2025

Nesta sexta-feira (5), a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social do Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito com intuito de avaliar uma possível intervenção judicial no Corinthians. A informação foi publicada inicialmente pelo portal ge.globo.
No último dia 18 de novembro, o promotor Cássio Conserino, que investiga os gastos dos cartões do clube nas últimas três gestões, havia enviado a representação à Promotoria para que o pedido fosse avaliado. O documento feito por Conserino é composto por 50 páginas e, nele haviam sido listados 25 motivos para que o inquérito citado fosse aberto pelos órgãos competentes do MP-SP.

Foto: José Manoel Idalgo/Agência Corinthians
O promotor, por atuar especificamente na área criminal, não possui o poder de solicitar, de maneira direta, uma intervenção judicial no Corinthians. Dessa forma, encaminhou o requerimento à outra promotoria do MP-SP, que acabou acatando a solicitando de abertura do inquérito.
O MP-SP, agora, poderá determinar algumas diligências como entrega de documentos, oitivas e perícias, o que pode gerar o ajuizamento de uma ação civil pública. O promotor Luiz Ambra Neto justificou o acolhimento da solicitação de Cássio Conserino afirmando que “os indícios de ilícitos cíveis e criminais reforçam a necessidade de apuração dos fatos, até mesmo com apreciação de questões internas do clube, as quais possivelmente repercutem e contribuem para o cenário caótico.”
Ele ainda ressalta que “a imagem de inadimplente que assola e prejudica o Sport Club Corinthians Paulista é fruto de gestões desastrosas, consolidando-se ano a ano.” Além disso, Luiz Ambra Neto decretou total sigilo nos autos do processo, visto que alguns documentos são confidenciais e para evitar que o eventual vazamento de provas não interfira no processo investigativo da promotoria que analisa o caso.
O que é intervenção judicial?
O conceito de intervenção judicial se refere a um tipo de mecanismo previsto em lei em que uma fundação, empresa ou clube apresenta indicativos de irregularidades em sua gestão, que podem afetar a credibilidade, funcionamento e transparência. Com isso, o Ministério Público ou a promotoria competente pode solicitar à Justiça que passe a assumir, de maneira temporária, o controle da administração.
No futebol, o processo ocorre da mesma maneira do que em relação a qualquer entidade privada. Se necessário, o juiz pode pedir a suspensão parcial ou integral das ações da diretoria em questão. A partir daí, é nomeado um interventor judicial para ficar responsável sobre a administração da instituição. Ele permanece no cargo até que a Justiça entenda que a entidade passa a ter condições mais adequadas de governança.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































