Glorioso 1904
·5 April 2025
Internacional pelo Brasil deixa aviso sobre Porto - Benfica: "É respeitar..."

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·5 April 2025
O Estádio do Dragão será palco, este domingo às 20h30, de mais um escaldante Clássico entre Porto e Benfica. Um duelo carregado de história, paixão e imprevisibilidade, características que o ex-guarda-redes Helton conhece bem. Em declarações ao jornal Record, o antigo capitão dos dragões antevê um jogo de emoções fortes, sublinhando que, independentemente do momento de forma das equipas, tudo pode acontecer num clássico.
“Em primeiro lugar, é respeitar o clássico. Todos sabemos que, independentemente dos seus momentos, é importante respeitar o clássico, porque tudo pode acontecer”, destacou Helton, falando do atual contexto do Porto, que atravessa uma fase menos positiva no campeonato. Para o brasileiro, a rivalidade e o peso emocional deste tipo de encontro transcendem a classificação ou a forma recente das equipas.
Com 11 anos ao serviço do FC Porto e inúmeros jogos frente ao eterno rival, Helton fala com carinho sobre o ambiente que envolve este tipo de jogos. “Não que os outros jogos não tenham tanto peso como este, mas estamos a falar de um clássico, é daqueles jogos onde todos querem estar presentes. Então, é aguardar o clássico”, afirmou, sublinhando o entusiasmo natural que contagia jogadores, adeptos e treinadores.
Apesar das provocações e tensão que muitas vezes marcam a antecâmara destes encontros, Helton destaca o respeito mútuo entre os clubes e seus representantes. “Não vejo falta de respeito entre ambas as partes, não vejo mesmo. Por isso, é esperar o jogo iniciar e depois, obviamente, esperar pelo apito final”, concluiu o antigo guardião portista.
Helton da Silva Arruda, nascido no Rio de Janeiro, começou a sua carreira no futebol profissional quando, em 1999, fez a sua estreia pelo lendário, Vasco da Gama. Em janeiro de 2003, saiu da sua terra natal e rumou a Portugal, para o União de Leiria. Ficou na cidade de Leiria até 2004/2005, antes de rumar para a cidade Invicta, para o Porto. 11 anos de dragão ao peito, 334 jogos realizados e com uma Liga Europa, sete campeonatos, seis supertaças e 4 taças de Portugal depois, o brasileiro decidiu fazer uma pausa na sua carreira. Em 2020/2021 ainda realizou sete jogos pelo União de Leiria, mas depois acabou mesmo por se retirar.
Live