Intransponível como poucos: Famalicão iguala registo que acaba em qualificação europeia... ou título | OneFootball

Intransponível como poucos: Famalicão iguala registo que acaba em qualificação europeia... ou título | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·1 September 2025

Intransponível como poucos: Famalicão iguala registo que acaba em qualificação europeia... ou título

Article image:Intransponível como poucos: Famalicão iguala registo que acaba em qualificação europeia... ou título

Atual segundo classificado da Liga Portugal Betclic, o Famalicão alcançou um registo de relevo e ao alcance de poucos. Sem golos sofridos nas primeiras quatro jornadas da competição, a turma orientada por Hugo Oliveira garantiu, em mais uma clean sheet frente ao AFS, uma marca ao alcance de poucos em toda a história da elite do futebol português e que pode significar um inédito carimbo para as competições da UEFA, ou, na maior parte dos casos verificados entre grandes, o título de campeão.

Isto porque a ficha limpa junto das redes de Carevic significa igualar um feito, apenas concretizado em dez temporadas nas restantes 91 edições da I Liga. Dessas dez, convém dizer que apenas uma não foi sinónimo de apuramento para as provas europeias - em 1983/84.


OneFootball Videos


Tudo começou em 1968/69, quando o Vitória SC se suportou em moldes iguais para começar a trilhar uma campanha que culminaria no terceiro lugar da classificação, só atrás do campeão Benfica e do vice, FC Porto.

Na época seguinte, o futuro campeão, Sporting, foi a segunda equipa a cometar tal proeza, seguindo-se o Vitória FC que, em 1973/74, imitou a façanha classificativa do homólogo de Guimarães, cinco anos antes.

Na segunda temporada da década de 80 - 1980/81 -, o Benfica também ancorou o 24º título da sua história no mesmo registo, seguindo-se, novamente, os Conquistadores e o FC Porto, estreante nestas andanças, três campanhas volvidas.

Se com tal apontamento, os vimaranenses foram a primeira equipa a ficar de fora das provas europeias, o Sporting foi o primeiro grande a não ser campeão português com os tais quatro jogos sem sofrer golos - corria 1988/89.

De então para cá e até este domingo, só mais três equipas conseguiram igualar o referido guião. O Marítimo, que Manuel Cajuda guiou ao sexto e último lugar de acesso à Europa do futebol, em 2003/04, o SC Braga de 2005/06 e, por último, a primeira versão do FC Porto de Sérgio Conceição.

Com tão bom apontamento histórico e tendo em conta as aspirações europeias ainda por alcançar, que melhor entrada poderia pedir o Famalicão?

View publisher imprint