Leonino
·3 July 2025
Invasão no Benfica - Sporting vale condenação aos encarnados

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·3 July 2025
O Benfica foi condenado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao pagamento de uma multa no valor de 15.300 mil euros, pela entrada de um adepto encarnado no relvado do Estádio da Luz no final do dérbi frente ao Sporting (1-1) da 33.ª jornada da Liga portuguesa.
O invasor, que pediu desculpa à equipa de arbitragem em declarações posteriores, dirigiu-se ao árbitro João Pinheiro após o apito final falando e gesticulando de forma pouco amigável. O CD entendeu haver "negligência grave", pelo que puniu as águias com uma multa elevada.
O adepto encarnado explicou o sucedido: "Estava com as emoções ao rubro. Quando o jogo acabou entrei, simplesmente, no relvado. Estava uma grande confusão entre os jogadores, empurrões para um lado e para outro. Aproximei-me e manifestei o meu desagrado aos árbitros", referiu no jornal 'A Bola'.
Alfredo Silva referiu que não tinha intenções de fazer "nada de mal". O adepto em questão esclareceu ainda que não tinha sido identificado pela polícia, nem sequer tinha conhecimento da apresentação da queixa dos árbitros à PSP por ameaça à integridade física: "Mas eu não agredi ninguém, foi uma situação gestual. Jamais faria alguma coisa de mal. O que quero é que tudo corra bem no futebol português, que deixem os árbitros descansados e não os pressionem".
Em causa estava a discussão do título de campeão e os leões saíram beneficiados com o empate. O CD da FPF lembra ainda que o Benfica tem sido recorrentemente condenado pelo comportamento incorreto dos adeptos, que utilizam pirotecnia em todos os encontros do clube.