<i>Pedreira</i> como amuleto: arranque europeu em <i>casa</i> tem sido sinónimo de vitória para SC Braga | OneFootball

<i>Pedreira</i> como amuleto: arranque europeu em <i>casa</i> tem sido sinónimo de vitória para SC Braga | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·24 September 2025

<i>Pedreira</i> como amuleto: arranque europeu em <i>casa</i> tem sido sinónimo de vitória para SC Braga

Article image:<i>Pedreira</i> como amuleto: arranque europeu em <i>casa</i> tem sido sinónimo de vitória para SC Braga

Após derrubar Levski SofiaCFR Cluj e Lincoln Red Imps na fase de qualificação, o SC Braga prepara-se agora para a estreia na próxima etapa da Liga Europa. A formação minhota recebe o Feyenoord esta quarta-feira, estando o duelo entre os dois conjuntos agendado para as 20 horas no Estádio Municipal de Braga.

Os arsenalistas pretendem dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora na prova - cinco vitórias e um empate no percurso de acesso à fase de liga -, mas a forma atual no campeonato levanta algumas dúvidas. Isto porque os pupilos de Carlos Vicens não vencem há três jornadas e os adeptos esperam uma resposta perentória diante dos neerlandeses.


OneFootball Videos


Com este cenário em mente - e como já tem sido apanágio do nosso portal -, o zerozero decidiu navegar pelas correntes da nossa valiosa base de dados, de forma a poder delinear como tem sido o arranque do SC Braga na Liga Europa - um processo que nos leva, frequentemente, a curiosos detalhes.

Através desta análise, foi possível concluir que a prestação inicial dos Guerreiros do Minho tem sido bastante positiva. Nas últimas nove edições da prova que disputou, o SC Braga arrancou com uma vitória por sete ocasiões. Além disso, perder no arranque é cenário raro para os lusos.

Não obstante, a condição de visitado é altamente favorável para a formação de Braga, que, na última década, ainda não somou qualquer derrota no primeiro jogo realizado em casa nesta fase da prova. A Pedreira tem sido, assim, um verdadeiro amuleto para a turma de Bracara Augusta.

[n.d.r: esta análise acolheu somente as edições da prova após a mudança da nomenclatura para 'Liga Europa' (de 2009/10 em diante)]

Adversários europeus sentem dificuldades na Pedreira

Comecemos, então, por analisar a prestação do SC Braga relativamente ao primeiro jogo disputado em casa na fase de liga/grupos da Europa League. Isto porque os minhotos têm aptidão para inaugurar a Pedreira em jogos europeus com resultados positivos, sendo que não registaram qualquer derrota na última década.

Aliás, o único desaire dos arsenalistas desde a mudança de nomenclatura da prova ocorreu na temporada 2011/12 frente ao Gent. Nesse ano, o conjunto orientado por Leonardo Jardim sucumbiu ao poderio belga, que levou a disputa de vencida com direito a reviravolta no marcador - graças aos golos de Joseph Akpala e de Ryan Donk.

Desta forma, o SC Braga apresenta um registo francamente positivo no que ao primeiro jogo europeu disputado em Braga diz respeito. Na última década, os bracarenses somaram seis vitórias e dois empates em oito jogos europeus na Pedreira.

Ainda assim, é necessário salientar um importante detalhe. Apesar de terem vencido no jogo inaugural como visitado nas últimas duas temporadas, os minhotos foram incapazes de alcançar a fase seguinte da prova em ambas as ocasiões. Um pequeno detalhe, mas que representa um sinal de alerta para Vicens e os seus pupilos.

Arranque com o pé direito? SC Braga é especialista

Findada a análise à estreia europeia do SC Braga na Pedreira, importa agora averiguar como tem sido o arranque dos minhotos no cômputo geral. Tendo o mesmo período temporal como referência, a turma de Braga continua a apresentar-se em bom plano - mesmo quando inicia fora de portas.

Isto porque, desde 2011/12, os minhotos participaram em dez edições da fase grupal da Liga Europa e abriram as hostilidades com um triunfo por sete ocasiões. Além disso, os Guerreiros do Minho somam, ainda, um empate e uma única derrota no que a este registo diz respeito.

Ora, o único desaire do SC Braga no duelo inaugural foi registado na temporada 2021/22, nomeadamente na deslocação portuguesa ao reduto do Estrela Vermelha. Nessa altura, a comitiva orientada por Carlos Carvalhal foi incapaz de superar a formação sérvia, que registou um triunfo pela margem mínima.

Destaque, ainda, para as vitórias registadas nos palcos de equipas que atuam nas principais ligas da Europa - como no Molineux, frente ao temido Wolverhampton, ou na Wirsol Rhein-Neckar-Arena, diante do experiente alemão TSG Hoffenheim.

Viagens a Portugal causam estrago ao Feyenoord

Por último, outro fator que joga a favor do SC Braga no duelo frente ao Feyenoord prende-se com as dificuldades sentidas pela turma neerlandesa relativamente às deslocações a Portugal.

Isto porque o emblema de Roterdão disputou oito duelos europeus em solo luso e registou... apenas uma vitória. O triunfo conquistado no Estádio da Luz em 2024/25 representa, assim, o único resultado positivo alcançado pelo Stadionclub em terras lusitanas. Nos restantes embates, somou um empate e seis derrotas.

No cômputo geral, o histórico versus conjuntos portugueses não é favorável ao conjunto dos Países Baixos. No total, o emblema de Roterdão defrontou emblemas portugueses por 15 ocasiões e registou quatro vitórias, quatro empates e sete desaires.

Aliado a este dado, o registo do SC Braga diante equipas neerlandesas - ainda que equilibrado - é positivo para a formação minhota. Os arsenalistas disputaram seis encontros perante conjuntos neerlandeses e registaram três vitórias, um empate e duas derrotas.

Em relação aos jogos realizados na Pedreira, o SC Braga saiu vitorioso de ambos - triunfo por 1-0 frente ao FC Groningen e vitória por 2-0 diante do Vitesse.

Resta saber se o Feyenoord será a terceira vítima dos bracarenses na Pedreira.

View publisher imprint