Irão receia que Estados Unidos não aprovem vistos para o Mundial 2026 | OneFootball

Irão receia que Estados Unidos não aprovem vistos para o Mundial 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·6 October 2025

Irão receia que Estados Unidos não aprovem vistos para o Mundial 2026

Article image:Irão receia que Estados Unidos não aprovem vistos para o Mundial 2026

O Governo iraniano demonstrou, esta segunda-feira, a sua apreensão perante a possibilidade dos Estados Unidos (EUA) recusarem os vistos necessários para a participação da sua seleção nacional no Campeonato do Mundo do próximo ano.

«Queremos expressar desde já a nossa preocupação com o uso indevido da condição de anfitrião para fins políticos contra os atletas iranianos», referiu o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ismail Baghaei.


OneFootball Videos


«Esperamos que o governo dos Estados Unidos se abstenha de politizar o âmbito desportivo. Sendo um dos anfitriões do Campeonato do Mundo, o governo norte-americano tem responsabilidades claras e específicas para com as delegações desportivas de todos os países», acrescentou o diplomata.

O receio iraniano já foi comprovado com a sua seleção de polo, que não recebeu os vistos obrigatórios para participarem no Mundial da modalidade que vai se realizar este ano no estado da Virgínia.

Além disso, foi noticiado nos últimos dias que o Departamento de Estado norte-americano terá negado vistos à delegação da Federação de Futebol do Irão, impedindo-os de assistir presencialmente ao sorteio da fase de grupos, que vai ocorrer no dia 5 de dezembro em Washington D.C.

Esta situação prende-se com as relações tensas entre as duas nações, que dura há décadas, e que escalaram exponencialmente nos últimos meses devido à eleição de Donald Trump e o apoio direto da sua administração a Israel.

Na última Assembleia Geral das Nações Unidas, os oficiais iranianos já tinham estado sob várias restrições impostas pelo governo americano, entre as quais, a obrigação de autorização do Departamento de Estado para fazerem compras.

Face a estas ocorrências prévias, as autoridades do Irão estão a acompanhar a situação dos vistos junto da FIFA e de outras instituições internacionais, esperando que a sua emissão ocorra a tempo do Mundial, que se vai realizar nos EUA, México e Canadá entre 11 de junho e 19 de julho de 2026.

View publisher imprint