Leonino
·3 November 2025
Iturralde González diz que Benfica foi beneficiado frente ao Vitória de Guimarães

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·3 November 2025

Iturralde González analisou alguns dos principais casos da 10.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O ex-juiz internacional abordou a expulsão de Fabio Blanco no encontro entre Vitória de Guimarães e Benfica e diz que encarnados acabaram por sair beneficiados nesse lance, uma vez que não vê motivos para a exibição do cartão vermelho.
I. González: "Para mim é amarelo"
“É verdade que Fabio Blanco entra com a perna muito alta, com a sola, mas raspa. Não há um contacto em que se veja que a sola toca joelho, que vai com a perna forte, esticada e com todos os pitões a bater no joelho de Barreiro. Apenas vai buscar a bola e o que faz é raspar com os pitões. Para mim é amarelo", referiu ao jornal Record.
O especialista justifica a sua decisão: "Não há uso excessivo da força ou conduta violenta. Não tem impacto total dos pitões com o joelho. Atinge-o e deixa a perna. A perna de Blanco sobe e desce, mas em nenhum momento bate com todos os pitões no joelho. É uma jogada imprudente, muito aparatosa e espetacular, mas não é para vermelho. A chave é que não golpeia no joelho ou na coxa com os pitões, mas raspa”, explicou.
I. González: "Não é penálti. É uma jogada em que Marezi quer tirar algo que não há”
Relativamente ao Sporting - Alverca (2-0), Iturralde analisou dois lance na área leonina e diz que, em ambas, não há qualquer motivo para grande penalidade. “Aos 52', é uma jogada mais apertada, mais cinzenta, mas não vejo penálti. Há contacto, Diomande mete o corpo e Marezi, quando nota o contacto, deixa-se cair. Fica agarrado à perna e nem há toque na perna. É das jogadas que os atacantes fazem muito, atirar-se... Para ser penálti, como costumo dizer, indo a uma loja, de 1 a 10, tens de comprá-lo por 9 ou 10. Por quanto se compra este penálti? Nem sequer por 5, por isso não é penálti. É uma jogada em que Marezi quer tirar algo que não há”.
Sobre o lance aos 90+3, também não vê motivos para assinalar falta do central leonino: “Vejo uma ação de futebol. Os dois vão a disputar a bola e a agarraram-se. É verdade que há um ligeiro toque de Diomande em Tiago Leite, mas vejo isto como uma situação de futebol, não como uma pancada ou uma falta normal. É um contacto normal de futebol, de ganhar posição e de ambos tentarem jogar a bola. Para mim não há nada, é uma disputa de bola”, terminou.









































