Iturralde González perentório: Um penálti e uma expulsão por marcar a favor do Benfica | OneFootball

Iturralde González perentório: Um penálti e uma expulsão por marcar a favor do Benfica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Glorioso 1904

Glorioso 1904

·24 September 2025

Iturralde González perentório: Um penálti e uma expulsão por marcar a favor do Benfica

Article image:Iturralde González perentório: Um penálti e uma expulsão por marcar a favor do Benfica

Depois de Pedro Henriques, foi a vez de Iturralde González analisar o trabalho da arbitragem conduzida por Bruno Costa no AFS - Benfica, encontro que os encarnados venceram por 3-0. O antigo árbitro espanhol confirmou as opiniões de Pedro Henriques, revelando que ficou um penálti por assinalar a favor das águias, bem como uma expulsão de um jogador do AFS.

“É muito mais uma questão de interpretação e por isso não acho que o VAR deva ser utilizado. Não se trata de uma jogada muito, muito clara e não é um erro óbvio, claro e manifesto. Se o VAR não interveio, fez bem. É muito interpretativo. O defesa [Bane] toca na bola com a perna esquerda, mas se olharmos, com o corpo, com o rabo, não permite que o avançado [Ivanovic] progrida", começou por dizer Iturralde, admitindo que o lance em causa, onde Ivanovic é derrubado na grande área do AFS no minuto 18 da partida, é suscetível à interpretação do árbitro.


OneFootball Videos


No entanto, o antigo árbitro admite que, para si, deveria ter sido assinalada a grande penalidade, reforçando que é uma questão de interpretação: "Para mim é penálti, porque, apesar de tocar na bola, está a lançar-se, agarra o tornozelo do avançado e derruba-o, não permitindo que Ivanovic continue na ação. Ou seja, se tocasse na bola e permitisse que o avançado continuasse na ação não seria penálti, mas toca na bola e ao mesmo tempo senta-se nos tornozelos do avançado e não o deixa continuar, portanto para mim é penálti. Compreendo que o VAR não entre porque a jogada é muito uma questão de interpretação".

Relativamente a um outro lance, em que Devenish derruba Pavlidis numa transição ofensiva das águias, Iturralde afirma que o defesa deveria ter visto cartão vermelho, apesar de não ter sido mostrado qualquer cartolina: "É outra ação em que o defesa [Devenish] toca na bola, sim, mas a forma como entra é imprudente. É um cartão vermelho para uma oportunidade óbvia de golo e é falta. Uma falta clara. Não se pode entrar na bola assim, não se pode entrar como se quer. A forma de entrada já é imprudente. É uma falta e um cartão vermelho para uma oportunidade óbvia de golo".

Depois do encontro com o AFS, o Benfica recebeu o Rio Ave na passada terça-feira, dia 23 de setembro. As águias sofreram o primeiro deslize na era de José Mourinho, após um empate a uma bola no que foi um encontro de reposição da primeira jornada da Liga Portugal Betclic.

View publisher imprint