Portal dos Dragões
·20 January 2026
João Manuel Pinto elogia liderança e experiência de Thiago Silva

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·20 January 2026

Nos dois encontros mais recentes do FC Porto em 2026 estrearam-se os dois reforços de inverno já contratados: Thiago Silva foi titular nos duelos com o Benfica (Taça de Portugal) e com o Vitória SC (I Liga), enquanto Oskar Pietuszewski entrou do banco no triunfo sobre os vimaranenses, tendo influenciado de forma decisiva o resultado (0-1).
Se a chegada de Thiago Silva reforçou a qualidade demonstrada por Bednarek e Kiwior ao longo da temporada, o jovem polaco introduziu uma irreverência capaz de decidir partidas, tal como aconteceu em Guimarães.
Em declarações exclusivas ao Portal dos Dragões, João Manuel Pinto avaliou o impacto destes dois reforços no elenco orientado por Francesco Farioli, realçando a solidez que o FC Porto tem evidenciado ao longo da época.
“É fantástico ver um jogador como o Thiago e com experiência que tem. É uma grande contratação pela tranquilidade e pela liderança que traz à equipa. O FC Porto foi muito inteligente na abordagem a um jogador com tanta história. Vistos estes dois jogos, já deu para perceber a tranquilidade que a defesa tem. O Thiago é um jogador que implementa respeito, experiência, dinâmicas, é comunicador. É um excelente central. Em Guimarães foi um jogo com muita intensidade“, começou por dizer o antigo jogador, antes de passar em revista o que se passou no Estádio D. Afonso Henriques.
“O FC Porto sabia que ia apanhar um Vitória SC que há dias tinha feito história com a conquista da Taça da Liga, era um adversário moralizado e difícil. Depois era em Guimarães, perante o seu público, talvez o único em Portugal que é só vimaranense e que são adeptos que vivem muito o seu clube. O Vitória é sempre complicado e não nos podemos esquecer que o FC Porto perdeu contra eles em casa, que tinham ganho ao Sporting e que venceram a Taça da Liga diante do Sporting de Braga. O FC Porto tinha de estar ao seu melhor nível, muito intenso e dinâmico. Foi um excelente jogo. Caiu para o lado do FC Porto, mas o Vitória SC teve uma ou outra ocasião. Foi um bom jogo”, sublinhou.
João Manuel Pinto comentou também a intervenção de Oskar Pietuszewski, que saiu do banco para provocar a grande penalidade convertida por Alan Varela e contribuir para a expulsão de Telmo Arcanjo.
“É um miúdo com 17 anos e muito talento. Vai fazer muita mossa. Vai ser, sobretudo, uma dor de cabeça para o seu treinador, porque é mais uma opção. Isto diz muito das contratações que o FC Porto tem feito esta época. Muita qualidade e com pouco nome, tirando o Thiago Silva. A aposta está a dar muitos frutos e por isso é que FC Porto está a fazer uma campanha estrondosa, tirando o empate com o Benfica no campeonato. É a melhor equipa do campeonato, intensa e com objetivo traçado”, sustentou.
O ex-jogador aproveitou também para elogiar o trabalho desenvolvido pelo presidente André Villas-Boas e pelo treinador Francesco Farioli.
“O FC Porto tem uma pessoa com muita experiência no mundo do futebol que é o seu presidente. O treinador estava envolto em algumas dúvidas por causa dos trabalhos de anos anteriores. Quando se vem para o campeonato português depois de uma época fracassada como o FC Porto teve em 2024/25, era um teste muito forte para quem fosse o treinador que surgisse. Farioli pegou com qualidade, foi implementando as suas ideias e os jogadores foram pondo em prática. Também teve uma renovação com todo o mérito”, vincou.
“Os adeptos do FC Porto só têm de estar contentes, ao passo que os jogadores e o treinador devem estar felizes. É uma campanha que vai ser ainda mais difícil. O FC Porto será sempre um alvo a abater porque todos querem ganhar contra eles. A pergunta que se impõe agora é quem será a equipa que vai bater o FC Porto. O FC Porto tem sido uma equipa imbatível e sabe o que vai encontrar jogo a jogo. E a mensagem que o presidente transmite para fora é extremante positiva. Tem sido um apoio inconfundível. Villas-Boas tem estado sério e sereno. O clube renasceu outra vez. Nos últimos anos tem tido muitas dificuldades, mesmo logísticas, e neste momento está aí o seu trabalho”, finalizou.









































