Nosso Palestra
·19 May 2025
João Martins comenta vitória e destaca cuidado com Paulinho: ‘Trabalhamos para ele estar 100% no Mundial’

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·19 May 2025
Após a vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, fora de casa, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, o auxiliar técnico João Martins concedeu entrevista coletiva e analisou diversos pontos da partida e do momento da equipe palmeirense.
Ele destacou a força do adversário, a importância da união do elenco em meio a um calendário pesado e falou com cautela sobre a situação de Paulinho, uma das principais contratações da temporada.
Um dos temas da coletiva foi a ausência de Paulinho, que não viajou com a delegação. João explicou que o clube está sendo cauteloso para garantir que o jogador chegue ao seu auge físico no momento mais decisivo da temporada.
O NOSSO PALESTRA apurou que o Palmeiras vê o camisa 10 longe do ápice físico, e que o jogador seguirá cronograma especializado.
– Teve uma lesão chata, precisamos evoluir fisicamente e muscularmente. Contra o São Paulo foi o momento que jogou mais na temporada, sabíamos que ia demorar um pouco para ele entrar nessa rotina maluca. Não pressionamos nada, nem pulamos de fase. Logo está entre nós para continuar a ajudar. É por isso que estamos a trabalhar, para ele estar 100% no Mundial de Clubes – disse o auxiliar técnico.
João fez questão de valorizar o resultado, destacando a qualidade do Bragantino e as dificuldades encontradas, especialmente no primeiro tempo.
– Sabemos a dificuldade que é. Aqui é equilibrado, com equipes muito boas que não estão em competições sul-americanas. Por isso estava em segundo lugar. No primeiro tempo foi mais complicado, eles tiveram muito sucesso na forma que estavam, se posicionando. No segundo tempo fizemos mudanças nas substituições, mudanças na forma de jogar. Tivemos algumas dificuldades físicas de alguns jogadores, mas conseguimos o resultado.
O auxiliar considerou a partida como uma das vitórias mais difíceis da temporada:
– Gostávamos de ter tempo e espaço para jogar e construir. Deve ter sido um dos jogos com maior porcentagem de passes errados. E eles têm essa qualidade de interceptar. Mas no segundo tempo conseguimos achar os espaços, com Mauricio como um terceiro volante, Luighi na beirada… Podíamos ter perdido ou empatado o jogo. Mas ganhamos – comentou.
Com o calendário de três competições simultâneas, João Martins reforçou que o rodízio entre os atletas é planejado e necessário para manter o alto nível de performance da equipe.
– Sabemos que o calendário é complicado. Três competições com viagem e desgaste. Pode ter esse rodízio com os jogadores, sabemos que não tem vaidade aqui. Quando se ganha, tudo se torna mais fácil: o dia a dia, o trabalho e a gestão. Este ano conseguimos ter mais soluções, mas há uma diferença: temos muito mais jogos.
– Dois meses jogando de dois em dois dias. Fomos claros este ano que, independente de ganhar ou não, teríamos mais rotatividade. Mas isso tudo só cola com a vitória. É bem mais fácil. O ambiente é mais fácil, a recuperação é menos pesada. Não sobre o espírito ser diferente, é sangue novo – comentou.
O português revelou uma conversa recente entre a comissão técnica e o elenco, destacando a preparação para os confrontos mais duros neste início de Brasileirão:
– Há dois dias o treinador chamou o elenco e disse isso: se pudéssemos escolher os jogos para nos preparar, seriam os três primeiros, por serem os mais fortes. E foi o que aconteceu. Usar essa mentalidade. Sabíamos a dificuldade que era hoje, e tivemos algumas dificuldades. No final foi positivo por conseguir dar a volta por cima. Se não der na qualidade, tem que dar na transpiração – revelou.
Por fim, João foi questionado sobre uma possível renovação com o Palmeiras, mas preferiu direcionar o tema ao comandante Abel Ferreira.
– Isso é para o treinador principal. Trabalho com ele há 15 anos. Para onde ele for, se quiser trabalhar comigo, estarei 100% com ele. Mas esse assunto é com ele – finalizou.