Esporte News Mundo
·14 September 2025
Jogador da Seleção rescinde contrato com clube e volta ao país: “Não posso ser privado de exercer minha profissão”

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·14 September 2025
— Continua depois da publicidade —
O Al-Hilal, da Arábia Saudita, comunicou neste sábado (13) que o lateral-esquerdo Renan Lodi deixou o clube de forma unilateral.
Em nota, a equipe informou que o jogador retornou ao Brasil na última sexta-feira (12). Após a saída, Lodi enviou uma carta, por meio de seus representantes, notificando sobre o encerramento do vínculo contratual.
O Al-Hilal declarou que vai “tomar as medidas legais necessárias”:
“Al-Kathiri (Diretor de Comunicação do Al-Hilal) enfatizou que a diretoria do clube não hesitará em tomar todas as medidas legais necessárias para proteger os direitos do clube, de acordo com a regulamentação aplicável”, disse o comunicado.
Na tarde deste sábado (13), Lodi publicou em seus stories do Instagram, revelando que ele está em Curitiba. Horas depois, usou a mesma rede social para se pronunciar sobre o fim da passagem pelo futebol saudita.
Segundo o lateral, após a pré-temporada realizada pelo Al-Hilal na Alemanha, foi informado de que não disputaria a Liga Saudita, atuando apenas em algumas partidas da Liga dos Campeões da Ásia.
A situação o fez repensar sua permanência no clube. Ele relatou que tentou reverter a decisão conversando com a diretoria e a comissão técnica, mas sem sucesso. Por isso, buscou aconselhamento jurídico:
“Busquei assessoria jurídica e fui informado de que não posso ser privado de exercer minha profissão. Tomei a decisão de buscar meus direitos, como qualquer trabalhador que é proibido de exercer seu trabalho. Espero ansiosamente que os órgãos responsáveis julguem meu caso o mais rápido possível para que eu possa voltar a fazer o que amo sem nenhuma restrição“, disse Lodi no comunicado.
O lateral-esquerdo esquerdo acumula passagens pelo Athlético Paranaense, Atlético de Madrid, Nottingham Forest, Olympique de Marseille e Al-Hilal, além de disputar 19 partidas pela Seleção Brasileira.
No início de 2024, cheguei ao maior clube da Ásia por 3 anos e meio de contrato. Sempre tive muito orgulho de jogar pelo Al-Hilal. Lutei pelos objetivos do clube, me dediquei ao máximo e defendi a força do futebol saudita. Em pouco tempo, conquistei quatro troféus, mas sempre quis mais. Trabalhei muito para ajudar a colocar o Al-Hilal no topo, onde merece estar.
Iniciei a temporada 2025/26 motivado para trazer mais taças para o clube, sem me importar em disputar posição entre os titulares. Mas, depois da pré-temporada na Alemanha, fiquei surpreendido ao saber que não poderia jogar na Liga Saudita. Teria somente a chance de atuar em pouquíssimas partidas, pela Champions Asiática.
Essa situação me fez pensar no meu futuro. Ainda tenho muitos sonhos no futebol e não teria minutos suficientes nesta temporada. Durante as últimas semanas, tentei reverter essa decisão junto ao clube para estar disponível para todos os jogos do Al-Hilal. Mas nunca tive uma resposta sobre como essa situação poderia ser resolvida amigavelmente.
Com isso, busquei assessoria jurídica e fui informado de que não posso ser privado de exercer minha profissão. Tomei a decisão de buscar meus direitos, como qualquer trabalhador que é proibido de exercer seu trabalho. Espero ansiosamente que os órgãos responsáveis julguem meu caso o mais rápido possível para que eu possa voltar a fazer o que amo sem nenhuma restrição.
Agradeço imensamente por todo o carinho dos torcedores ao longo desses últimos 20 meses. Vocês são o combustível que move o Al-Hilal todos os dias. Agradeço também aos profissionais do clube que me auxiliaram durante esse período, especialmente aos fisioterapeutas e aos demais jogadores, com quem construí uma grande amizade.
O Diretor de Comunicação do Al-Hilal Club, Sr. Hisham Al-Kathiri, explicou os últimos acontecimentos relacionados ao jogador brasileiro de futebol titular do clube, Renan Lodi, que retornou ao seu país natal na noite passada.
Ele afirmou que o clube recebeu, após sua saída, uma carta de seu representante legal notificando-os sobre o término de seu contrato ativo com o clube.
Al-Kathiri enfatizou que a diretoria do clube não hesitará em tomar todas as medidas legais necessárias para proteger os direitos do clube, de acordo com a regulamentação aplicável. Ele também observou que todas as atualizações relacionadas ao caso serão divulgadas, em um esforço para manter a transparência com todos os torcedores do Al-Hilal.