Portal dos Dragões
·17 December 2025
José Maria Pedroto como exemplo em formação das equipas técnicas do FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·17 December 2025

As equipas técnicas das camadas jovens do FC Porto participaram numa iniciativa formativa inédita, orientada para a partilha, a aprendizagem e o fortalecimento da coesão interna do Clube. Durante a sessão, os presentes visionaram o documentário “Um Homem Superior”, que recupera o legado de José Maria Pedroto, uma das maiores referências do FC Porto.
No Auditório José Maria Pedroto, no Estádio do Dragão, José Tavares, diretor da formação azul e branca, convidou todas as equipas técnicas dos escalões jovens a reflectirem sobre a cultura e os valores portistas, transmitidos pelo Mestre e ainda hoje presentes em todas as equipas do Clube.
Após o visionamento do documentário que relata a trajectória de um treinador que começou nas camadas de formação e alcançou o topo do futebol nacional, os treinadores e analistas foram recebidos pelas antigas glórias Rui Barros, Semedo e Bandeirinha, tendo a oportunidade de partilhar experiências, ouvir memórias e colocar questões ao painel.
A influência de José Maria Pedroto faz-se sentir no dia a dia de Semedo, que ressalva a importância de “continuar a transmitir os ensinamentos do Mestre” para que as equipas que orienta se aproximem do sucesso. Para Bandeirinha, Pedroto foi “um homem muito à frente do seu tempo” e “um líder inacreditável como nunca mais se viu”, opinião partilhada por Rui Barros, que reforçou a actualidade do legado de “Um Homem Superior” e recordou que “o futebol exige uma constante adaptação por parte das equipas técnicas”.
No final da formação, a equipa técnica das camadas jovens assimilou a mensagem, reconhecendo que a cultura azul e branca é a força motriz para moldar as futuras gerações enquanto homens e jogadores.
Live


Live







































