Gazeta Esportiva.com
·21 January 2026
José Martínez justifica atraso na reapresentação e explica situação na Venezuela

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·21 January 2026

Volante do Corinthians, José Martínez publicou nesta quarta-feira, em suas redes sociais, uma nota justificando o atraso na reapresentação. O atleta, que ainda não reintegrou o elenco alvinegro nesta temporada, afirmou estar impossibilitado de sair da Venezuela devido à situação política do país.
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Jose Andres Martinez (@joseandresmartinez8)
“Escrevo essa nota para me posicionar a respeito das diversas matérias que estão sendo veiculadas no Brasil a meu respeito.
Inicio explicando: sou venezuelano e, recentemente, meu país passou por um processo de ruptura inesperada no Governo. Isso, é claro, dificulta o acesso a serviços básicos prestados pelos órgãos da Venezuela, o que vem atrasando a possibilidade de renovação de meu passaporte.
Além de ser um documento de viagem, meu passaporte é o que me dá direito a atuar no Brasil, com meu visto de trabalho, e viajar internacionalmente para defender a camisa do Corinthians.
Sou um empregado do Corinthians, clube que defendo com toda a minha raça e amor, time pelo qual eu subo os gramados mesmo quando as dores me afastariam dele. Estaria muito mais feliz se estivesse iniciado a temporada junto aos meus companheiros, treinando, defendendo essas cores e ajudando o Timão a conquistar vitórias e títulos. Mas por motivos já explicados, hoje eu não consigo fazer isso.
Deixo claro que a comissão técnica e diretoria do Corinthians têm total ciência de todos os passos que estou tomando, por meio de contatos frequentes e sempre respondidos por mim.
Espero que essa situação seja regularizada logo. Sinto falta do “Bando de Loucos” gritando na Neo Química Arena lotada. Em breve estarei de volta e farei o que mais amo por esse gigante clube.
Nos vemos logo!”
Esta é a quarta vez que o volante demora mais do que o imaginado para se reapresentar no clube. Ele chegou a faltar a seis treinos do Timão antes de um clássico contra o Santos, em outubro do ano passado. Os outros dois atrasos foram acobertados pelo antigo executivo de futebol, Fabinho Soldado.
A situação de Martínez incomoda Dorival Júnior. O jogador ignorou tentativas de contato do treinador e tem se comunicado apenas com Marcelo Paz, executivo de futebol, e Renan Bloise, gerente do departamento de análise de desempenho.
O técnico do Corinthians já admite puni-lo desportivamente, jogando o venezuelano para o fim da fila na disputa por uma vaga na equipe.
“Essa situação que aconteceu, ele [Martínez] tem que buscar uma recuperação dentro do nosso próprio grupo para que ele possa ter a confiança de poder retornar à sua melhor condição”, disse Dorival na última entrevista coletiva.







































