MundoBola Flamengo
·19 May 2025
Juca Kfouri vê calendário como prejudicial, mas chama atenção de Filipe Luís: 'Não adianta ficar reclamando'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·19 May 2025
Um dos principais pontos abordados por Filipe Luís em coletiva após empate com o Botafogo no Brasileirão, foi o calendário. Sabidamente prejudicial, o jornalista Juca Kfouri concordou com críticas do treinador do Flamengo, porém, ressaltou que não adianta ficar reclamando.
Já são anos em que o calendário do futebol no Brasil é debatido e nenhuma mudança acontece, pelo contrário, só piorando a situação.
Diante disso, Juca definiu que o melhor a se fazer é se habituar, e o melhor treinador será aquele que consegue conviver com isso.
"Será melhor treinador aquele que for capaz de conviver com isso a vida inteira e mais três meses. Porque já faz uma eternidade que se convive com isso no Brasil. E não adianta falar na entrevista coletiva", disparou Juca Kfouri.
O jornalista avalia que de fato ninguém faz milagre, com as entidades tratando com desdém o futebol no país.
"É tudo verdade. Ninguém faz milagre com esse calendário. E o futebol brasileiro, que se dane", falou.
Ao comentar sobre o desempenho do Flamengo no clássico contra o Botafogo, Filipe Luís destacou a intensa maratona de jogos e a classificou como "inexplicável".
"Ficou bem evidente o momento, a semana. Jogamos sábado, contra o Bahia, e quinta-feira na Libertadores, pra depois jogar domingo. Quinta, 21h30, para jogar domingo, às 18h30. É uma coisa inexplicável", analisou o técnico.
Apesar da crítica, o treinador do Flamengo também ressaltou que um calendário cheio é sinal de privilégio, já que o clube tem várias competições importantes para disputar ao longo do ano.
"Ter muitos jogos, um calendário cheio, é um privilégio. Porque tem times que acabam o ano agora. Acabou o Estadual, não tem mais nada para jogar. Se está no Flamengo, você tem muitos jogos, tem um privilégio", disse.
Quanto ao confronto entre Flamengo e Botafogo, Juca Kfouri explicou como o calendário impactou na partida, transformando uma partida promissora num jogo mediano.
"Você acaba vendo a qualidade de um Flamengo e Botafogo. Que nós elegemos na sexta-feira como clássico mais interessante da rodada, e acabou sendo um clássico nota 5,5. O primeiro tempo razoável e o segundo muito ruim. Porque os jogadores vão caindo, vão se destruindo, vão se esfalfando e não podem jogar o futebol que seriam capazes de jogar se o calendário fosse minimamente humano", definiu Kfouri.
Por fim, o jornalista voltou a tocar no ponto da reclamação feita por Filipe Luís, analisando, assim: "Agora, ficar reclamando disso também não adianta", afirmou.
O próximo compromisso do Flamengo será contra o Botafogo-PB, válido pelo duelo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
A bola rola no Maracanã nesta quarta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília). No jogo de ida, o Mais Querido bateu os paraibanos por 1 a 0, gol de Joshua.