
Gazeta Esportiva.com
·20 May 2025
Júri popular condena homem por morte de torcedora do Palmeiras em 2023; confira pena

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·20 May 2025
A Justiça de São Paulo condenou nesta terça-feira Jonathan Messias Santos da Silva a 14 anos prisão, inicialmente em regime fechado, pela morte de Gabriela Anelli, torcedora do Palmeiras, em julho de 2023, antes de um jogo contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
A sentença foi definida pela juíza Isadora Botti Beraldo Moro após decisão do júri popular. O Conselho de Sentença o considerou culpado pelo crime de homicídio qualificado com dolo eventual homicídio qualificado com dolo eventual.
Jonathan não poderá recorrer em liberdade. Como fator determinante para aplicar a pena, a juíza considerou a confissão do réu. A perícia identificou que o estilhaço veio após a garrafa lançada por Jonathan Messias atingir a divisória entre as torcidas. Preso preventivamente desde 2023, o réu admitiu ter arremessado a garrafa.
“No caso, o réu confessa a parte principal dos fatos, ou seja, que arremessou a referida garrafa”, destacou a juíza.
O juri popular reconheceu, ainda, a materialidade e autoria do crime, bem como as qualificadoras de motivo fútil, emprego de meio cruel e recurso que impediu a defesa da vítima.
Gabriela Anelli, torcedora do Palmeiras, morreu após ser ferida em um confronto ocorrido na rua Padre Antônio Tomás, perto da entrada visitante do Allianz Parque, antes do início de Palmeiras x Flamengo, pela 14ª rodada da Série A, no dia 8 de julho de 2023. A torcedora foi socorrida, levada ao hospital, mas morreu dois dias depois, no dia 10 de julho.