Glorioso 1904
·10 November 2024
In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·10 November 2024
O antigo capitão do Benfica, Paulo Madeira, e o ex-lateral, Ricardo Esteves, fizeram a antevisão ao Clássico com o Porto, em declarações ao jornal A Bola. Ambos defenderam a utilização de Tomás Araújo, caso Alexander Bah não esteja apto a 100% para assumir a titularidade, descartando, assim, Issa Kaboré.
Ricardo Esteves 'agarra-se' à ideia de que a dupla António Silva - Otamendi no centro da linha defensiva concede garantias ao Benfica, pelo que a mudança de Tomás Araújo para o flanco direito pode acontecer com naturalidade. É de referir que os três centrais foram a jogo no encontro com o Bayern Munique, uma vez que Bruno Lage apostou num sistema a três centrais, com Tomás Araújo, António Silva e Nicolás Otamendi a assumir as posições, acompanhados de Issa Kaboré e Álvaro Carreras nos respetivos flancos.
Considerando que o jogador cedido pela Manchester City ainda "não se afirmou", o ex-atleta do Benfica, Paulo Madeira, aposta no camisola 44 para assumir o flanco direito, como já o fez em jogos passados. "Este é um jogo muito importante, não se pode arriscar e jogaria pelo seguro. Vendo de fora, não acompanhando os treinos, se realmente Bah não recuperar, veria com bons olhos Tomás Araújo a jogar na direita", afirmou Paulo Madeira, equacionando o cenário em que Alexander Bah não regressa para já à titularidade diante do Porto.
O antigo lateral-direito do Glorioso, Ricardo Esteves, é da mesma opinião: "Se Bah não estiver bem para jogar, para o Benfica ficar mais equilibrado, penso que o Tomás deverá ser o titular. Já jogou nessa posição e esteve bem, não é ofensivo, mas o Benfica ganharia solidez defensiva. Provavelmente por esse flanco surgirá Galeno, um jogador muito rápido e perigoso, Tomás Araújo seria, na minha opinião a melhor solução; embora ele esteja a ser o melhor central".
Na presente época, Tomás Araújo - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - já alinhou em 11 partidas (Famalicão, Casa Pia, Estrela da Amadora e Boavista, Gil Vicente, Atlético de Madrid, Pevidém, Feyenoord, Rio Ave, Farense e Bayern Munique), somando 982 minutos e dando excelente conta de si.
Emprestado ao Gil Vicente em 2022/23, antes de regressar ao Benfica, Tomás Araújo alinhou em 26 partidas pelos gilistas, somando um golo e duas assistências. Antes de subir à equipa principal, na turma secundária das águias, regista um total de 48 jogos, onde fez gosto ao pé por três vezes e assistiu por uma ocasião.
É de recordar que o Benfica recebe o Porto no próximo domingo, às 20h45, em jogo a contar para a 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A turma de Bruno Lage ocupa o terceiro lugar do campeonato nacional, com 22 pontos em nove encontros (sete vitórias, um empate e uma derrota). O Sporting é primeiro (30 pontos em 10 partidas) e o Porto segundo (27 pontos em nove jogos).
Assista a este grande momento de Tomás Araújo: