Zerozero
·19 January 2026
Kika Nazareth confessa adaptação dura a Barcelona: «Tive síndrome da impostora»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19 January 2026

Kika Nazareth confessou que a mudança do Benfica para o Barcelona, no verão de 2024, foi um dos períodos mais difíceis da carreira. Em entrevista à cadeia de televisão espanhola Betevé, a internacional portuguesa falou abertamente sobre o impacto emocional da saída de Portugal, o processo de adaptação ao que é considerado por muitos a melhor equipa do mundo e as lesões que têm marcado a sua primeira experiência no estrangeiro.
«Custou-me adaptar-me, chorei e sofri muito, mas agora sou uma futebolista melhor», admitiu a criativa, sublinhando a exigência competitiva existente no plantel catalão.
«Gosto de protagonismo, toda a gente sabe, sobretudo a minha mãe [risos]. Aqui tenho consciência da equipa que somos, das jogadoras que somos, mas há muitos jogos e todas temos oportunidades.»
Kika revelou ainda que, numa fase inicial, lidou com a chamada «síndrome da impostora», sentindo o peso de partilhar o balneário com algumas das melhores jogadoras do mundo.
«Pensava: ‘Estás a jogar com as melhores do mundo’. Mas se estou aqui é porque também sou uma das melhores. Queria demonstrar que o Barça tinha feito bem em pagar por mim, mas como queria demonstrar tanto não o estava a conseguir fazer», explicou, reconhecendo que o excesso de pressão afetou o seu rendimento. «Porque, quando penso demasiado, não jogo bem. Gosto de desfrutar, sem pensar, e tenho de estar feliz para jogar bem.»
A jogadora portuguesa abordou também as dificuldades associadas às lesões, que a afastaram de vários jogos desde a chegada a Barcelona. «Quando estás lesionada, sentes-te de fora e sentes que não fazes parte da equipa», contou. «Pensava: ‘Vim para o Barça, agora estou lesionada e não posso mostrar tudo o que consigo fazer’. Foi muito frustrante», acrescentou, revelando que esse período lhe permitiu aprender ao observar a equipa a partir da bancada.
Na presente temporada, apesar dos contratempos, Kika Nazareth soma cinco golos e seis assistências ao serviço do Barcelona, tendo já chegado à marca redonda de 50 encontros com a camisola blaugrana vestida.









































