Lê relembra última vitória do Flamengo no Alfredo Jaconi e indica caminho para fim de tabu contra Juventude | OneFootball

Lê relembra última vitória do Flamengo no Alfredo Jaconi e indica caminho para fim de tabu contra Juventude | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·12 September 2025

Lê relembra última vitória do Flamengo no Alfredo Jaconi e indica caminho para fim de tabu contra Juventude

Article image:Lê relembra última vitória do Flamengo no Alfredo Jaconi e indica caminho para fim de tabu contra Juventude

Neste domingo (14), Flamengo e Juventude se enfrentam pela 23ª rodada do Brasileirão, no Alfredo Jaconi. O Mais Querido busca quebrar um tabu de quase 28 anos sem vencer o alviverde como visitante. Em entrevista ao MundoBola Flamengo, o ex-atacante Lê relembrou a última vitória rubro-negra no Sul.

A última vez que o Mengão venceu o time gaúcho no estádio foi no dia 1º de outubro de 1997. Na ocasião, a equipe comandada por Paulo Autuori levou a melhor devido ao gol contra do ex-zagueiro Rodrigo Costa, após chute de Bruno Quadros.


OneFootball Videos


Desde então, o Flamengo soma um histórico negativo no Alfredo Jaconi: sete derrotas e seis empates em 13 jogos. Na expectativa pelo próximo confronto, Lê falou sobre as dificuldades enfrentadas contra o Juventude no duelo de 1997 e indicou o caminho para o Rubro-Negro quebrar o tabu.

Chuva e gramado dificultaram duelo contra o Juventude no Alfredo Jaconi

Em 2021, a partida entre Flamengo e Juventude, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, foi marcada pelo estado do gramado do Alfredo Jaconi. Devido ao campo alagado, Matheuzinho errou um passe na defesa, sobrando a bola para Matheus Peixoto marcar um golaço de fora da área.

Em 1997, o cenário do estádio foi o mesmo, com muita chuva e um campo com poças de água. No entanto, o Rubro-Negro soube superar as dificuldades e saiu com a vitória. Lê relembrou o contexto do duelo disputado no Rio Grande do Sul.

"A gente sabia das dificuldades de enfrentar o Juventude já naquela época. Eles tinham o Maurílio, um atacante rápido, e o campo estava muito ruim. Por conta da chuva estava tipo um pântano nas laterais. Só que naquele jogo o estádio não estava muito cheio e o time deles também não passava um bom momento", explicou o ex-atacante.

Article image:Lê relembra última vitória do Flamengo no Alfredo Jaconi e indica caminho para fim de tabu contra Juventude

Foto: Reprodução

Durante a partida, o Flamengo chegou a ter dois jogadores expulsos: Gilberto e Iranildo. Além disso, o goleiro do Mengão teve que trabalhar efusivamente no segundo tempo para evitar o gol de empate do Juventude. Para o Cria da Gávea, que entrou no lugar de Sávio, o espírito rubro-negro foi crucial na vitória.

"O Clemer pegou muito nesse jogo também. Nós conseguimos segurar, mas é muito difícil jogar no Jaconi, desde aquela época. Mas foi uma bela vitória nossa, de muita vontade e perseverança, porque a gente não parou de marcar um minuto. O Flamengo com essa mística de sempre estar marcando, pegando, dando carrinho, e a torcida também, que sempre está nos lugares, e nos deu força naquele momento", relembrou o ex-atleta.

Lê aposta em Flamengo quebrando o tabu contra o Juventude

Além do duelo de 1997, Lê disputou mais três partidas contra a equipe alviverde no Alfredo Jaconi. O ex-jogador revelou que também era difícil enfrentar o Juventude quando atuava pelo Internacional. "Só peguei pedreira, só jogos difíceis", disse em tom humorado.

De acordo com o herói do título da Copa Mercosul de 1999, o Flamengo vive uma fase diferente das anteriores e o atual desempenho da equipe fora de casa o leva a acreditar na vitória no próximo domingo. Para Lê, o Rubro-Negro precisa ser perseverante em Caxias do Sul.

"Por mais que seja complicado vencer lá, hoje mudou muito. Antigamente, a gente tinha até bons times, mas só que não encaixava. Hoje, o jogo do Flamengo encaixa fora de casa e dentro de casa. Se a gente entrar com perseverança, como entramos no jogo de 97, sabendo que vai sofrer, independente do time ser melhor, mas todo mundo trabalhando para marcar primeiro, pensando na marcação, para depois sair jogando e conseguir os gols, acho que a gente vai ter uma grande sorte lá e sairemos vitoriosos", afirmou Lê.

Article image:Lê relembra última vitória do Flamengo no Alfredo Jaconi e indica caminho para fim de tabu contra Juventude

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Rubro-Negro deve priorizar a marcação durante a partida, segundo Lê

Apesar da diferença entre as equipes - em diversos fatores - ser grande, os duelos no Rio Grande do Sul tendem a ser bastante complicados para o Mengão. Desde 2021, o Mengão perdeu duas vezes e empatou uma. Dessa forma, o ex-jogador formado pelo Flamengo aposta na marcação como o caminho para a vitória.

"Priorizar a marcação. Eles estão meio que desesperados no campeonato. Nós sabemos disso, então vamos ter calma. São 90 minutos para definir o jogo. Eu tenho convicção que a gente vai fazer um bom jogo e sair de lá vitorioso. Então é ter calma, é saber os pontos fortes deles, que eles também têm e que vêm para cima - mas também vão deixar espaço. Eles tomam muito gol dentro de casa, então a gente vai aproveitar as chances", analisou Lê.

Em casa no Campeonato Brasileiro, o Juventude sofreu 12 gols e marcou 14 em 11 partidas. Já o Mais Querido, fora de casa, marcou 13 vezes e sofreu apenas sete gols em nove confrontos.

Article image:Lê relembra última vitória do Flamengo no Alfredo Jaconi e indica caminho para fim de tabu contra Juventude

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Avaliação do trabalho de Filipe Luís no Flamengo

No momento, o saldo da temporada rubro-negra é positivo, muito por conta de Filipe Luís. A equipe do treinador se destaca pela segurança na defesa e pela letalidade no ataque. Lê elogiou a dupla de meio-campo do Mengão e escolheu o jogador que mudou a forma do time de jogar.

"O meio-campo acertou agora com o Saúl e Jorginho, que já virou realidade no Mundial. Para mim, o que mudou muito foi o Samuel Lino. Tínhamos esses pontas, só que eles não vinham bem. E ele mudou toda a característica do Flamengo, porque é um ponta que realmente vai para dentro dos defensores. O um contra um dele é muito forte. O Pedro voltou a estar muito bem, Plata também e o Arrascaeta nem se fala. É um fenômeno", elogiou o ex-atleta.

Apesar de afirmar que o time está completo e coeso, o Cria da Gávea ressaltou que o futebol é coletivo. Com isso, se nem todos os jogadores estiverem conscientes do plano de jogo, o futebol de qualquer equipe não terá o mesmo desempenho.

Article image:Lê relembra última vitória do Flamengo no Alfredo Jaconi e indica caminho para fim de tabu contra Juventude

Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo

Lê defende maturação de Wallace Yan no Flamengo

Apesar do pênalti perdido nas oitavas da Copa do Brasil, Wallace Yan tem se destacado em 2025. Com gols e assistências, o Garoto do Ninho tem sido importante no elenco de Filipe Luís, especialmente no segundo tempo das partidas. Lê, que também foi formado na Gávea, elogiou o desempenho do jovem em comparação com outras joias.

"Eu adoro quando o 'prata da casa' desponta, quando vai bem e consegue fazer bons jogos mesmo novo. E o Wallace Yan não era nem a bola da vez, a principal joia. Ele era uma joia, lógico, tanto que está mostrando para que veio. Mas só que apostávamos muito no Lorran e no Matheus Gonçalves. E o Wallace está vindo muito bem", disse.

De acordo com o ex-jogador, o atacante será fundamental no decorrer da Libertadores e do Brasileirão e ainda dará muitas alegrias à Nação. No contexto do futebol atual, qualquer jovem que se destaca é rapidamente negociado ao futebol internacional. Lê defende que o clube aposte no desenvolvimento da joia.

Article image:Lê relembra última vitória do Flamengo no Alfredo Jaconi e indica caminho para fim de tabu contra Juventude

Foto: David Ramos/Getty Images

"Tomara que não vendam ele rápido, aquele desespero para se desfazer logo do menino. Deixar ele ficar aqui uns dois, três anos para maturar e depois seguir o caminho dele normal, natural. Mas não com desespero de vendê-lo", afirmou o ex-jogador.

Cria da Gávea: passagem de Lê pelo Rubro-Negro

Lê estreou profissionalmente com o Manto Sagrado no dia 10 de junho de 1997, na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG pelo Torneio Quadrangular de Brasília. No total, o ex-atacante marcou 11 gols em 84 partidas pelo clube.

O Cria da Gávea ficou eternizado na história rubro-negra após marcar o gol do título da Copa Mercosul, de 1999, sobre o Palmeiras. Aos 38 minutos do segundo tempo da partida de volta da final, quando o placar agregado era de 6 a 6, Leandro teve frieza na frente de Marcos e sacramentou a conquista do Mais Querido.

Além do Flamengo, Lê teve passagens por diversos clubes brasileiros e estrangeiros, como Internacional, Ceará, Volta Redonda, Nacional-POR, Belenenses-POR, e Petro de Luanda-ANG. O ex-atacante se aposentou em 2010 pelo Luverdense-MT.

View publisher imprint