Zerozero
·30 November 2025
Leão afia garras antes do dérbi eterno

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·30 November 2025

«Na sexta-feira (dia de jogo contra o Benfica) nós e vocês de garras afiadas» - esta era a frase exibida na tarja apresentada pelos adeptos do Sporting no final do embate entre leões e Estrela da Amadora, encontro que antecede o dérbi eterno frente às águias. A turma de Alvalade afiou as garras e bateu a formação amadorense por 4-0, na 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
O conjunto da casa entrou com tudo e, ao fim dos primeiros 30 minutos, os pupilos de Rui Borges já estavam em vantagem por três golos. Francisco Trincão fez as assistências nos dois primeiros tentos: Eduardo Quaresma inaugurou o marcador na sequência de um livre aos sete minutos e, pouco depois, o número '17' combinou com Luis Suárez aos 11’, à entrada da área - dois golos resultantes de boas dinâmicas ofensivas dos leões. Mais tarde, Fresneda cabeceou para o fundo das redes após um cruzamento de Geny Catamo.
O Estrela estava com dificuldades defensivas e também não encontrava argumentos ofensivos, terminando a primeira meia hora sem qualquer remate à baliza. João Nuno, técnico dos amadorenses, não gostou do que estava a ver e promoveu alterações: Chernev saiu para dar lugar a Otávio. A equipa mudou a sua organização tática, mas a história do jogo manteve-se - Sporting perigoso, Estrela passivo. 3-0 ao intervalo.
A segunda metade continuou a ser dominada pelos leões, apesar de a equipa da casa ter abrandado um pouco o ritmo. Aos 54’, Morita teve um grande pormenor individual e serviu Luis Suárez. O colombiano tinha apenas Renan Ribeiro pela frente e não vacilou, garantindo o bis no encontro. O avançado podia ter chegado ao hat-trick aos 81 minutos, mas, desta vez, o guarda-redes do Estrela conseguiu negar o tento com uma defesa impressionante.
Jovane Cabral e Marcus Abraham tentaram a sua sorte, mas os remates saíram à figura. A equipa visitante começou a conseguir trocar melhor a bola e chegou algumas vezes ao último terço, porém nunca encontrou soluções para verdadeiramente ameaçar a baliza leonina.
Exibição convincente dos leões, que garantem três pontos importantes. Do outro lado, o Estrela da Amadora teve uma noite para esquecer.
Luis Suárez (Sporting): Bisou na partida e ainda criou mais chances para chegar ao hat-trick. Muito sólido e trabalhador ao longo do encontro. Grande exibição.
Francisco Trincão (Sporting): Duas assistências muito boas. Foi o motor ofensivo do conjunto leonino. Bom jogo.
Jovane Cabral (Est. Amadora): Esteve bem no regresso a Alvalade. Acabou por ser o jogador com mais iniciativa do Estrela. Tentou a sua sorte um par de vezes, mas terminou o encontro em branco.
Boa performance de Anzhony Rodrigues. Muito seguro e com critério justo para ambos os emblemas.

Onze do Sporting:
Rui Silva, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Geny Catamo, Francisco Trincão, Geovany Quenda, Luis Suárez

Onze do Est. Amadora:
Renan Ribeiro, Bernardo Schappo, Atanas Chernev, Luan Patrick, Guilherme Montóia, Oumar Ngom, Paulo Moreira, Sidny Cabral, Abraham Marcus, Kikas, Jovane Cabral
1':

Começou a partida
3':

Sporting está com bastante posse de bola.
7':

GOLO Sporting! Eduardo Quaresma marca
Eduardo Quaresma marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
Trincão bateu um livre no corredor esquerdo. Eduardo Quaresma fez uma desmarcação para o coração da área, zona onde a bola ia 'pingar', e só teve de cabecear para o fundo das redes da baliza estrelista.
8':

Sporting: Geovany Quenda
investiu pelo corredor central e armou remate. A bola passou perto da baliza!
11':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 8º golo na prova (12 jogos) Luis Suárez marcou o seu 11º golo na equipa (20 jogos)
Trincão combinou com Suárez, sendo que o colombiano ficou praticamente sozinho no miolo da área adversária. O avançado rematou, de pé direito, e enganou Renan Ribeiro - guardião foi para o lado contrário da bola.
13':

Sporting: Francisco Trincão
aproveitou uma recuperação de bola e armou remate - quase sozinho. A bola foi demasiado colocada e passou ao lado do poste. Fica o aviso!
14':

O Sporting de um momento para o outro marcou dois golos, sendo que até criou mais chances perigosas. O Estrela da Amadora ainda não registou remates à baliza.
24':

Sporting continua por cima na partida. O Estrela da Amadora está com dificuldades em 'encontrar-se' no encontro.
25':

GOLO Sporting! Iván Fresneda marca
Iván Fresneda marca o seu 1º golo na prova (10 jogos)
Geny Catamo cruzou para o centro da área estrelista, sendo que a bola bateu num adversário e subiu bastante. Fresneda aproveitou a confusão na área e cabeceou na direção da baliza - zero hipóteses de defesa para Renan Ribeiro.
33':

Com a substituição o Estrela da Amadora passa a jogar num 4-3-3.
46':

Dominância leonina na primeira parte. A equipa da casa está a construir jogadas muito boas e não as desperdiça. Já o Estrela da Amadora está com muitas dificuldades em travar os leões. A equipa visitante também não criou ocasiões de golo. A ver vamos o que a segunda parte reserva.
46':

Est. Amadora: Abraham Marcus
encheu o pé esquerdo, mas enviou a bola diretamente para Rui Silva.
54':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 9º golo na prova (12 jogos) Luis Suárez marcou o seu 12º golo na equipa (20 jogos)
Morita trabalhou muito bem e fez um grande passe para Luis Suárez. O avançado só tinha Renan Ribeiro pela frente e não tremeu. A bola ainda bateu no guardião do Estrela da Amadora, porém não foi suficiente para travar o tento.
81':

Sporting: Luis Suárez
investiu para o interior da área e rematou. Renan Ribeiro fez uma grande defesa.
90 +1':

Sporting: Pedro Gonçalves
encheu o pé direito. Renan Ribeiro fez uma grande defesa.
90 +5':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Luis Suárez (SCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Bis do colombiano... grande noite.
90 +5':

O Sporting esteve com mais calma no segundo tempo, mas não facilitou. Boa exibição dos leões. Do outro lado, o Estrela teve uma noite para esquecer.









































